DEV Community

Beatriz Feliciano for WoMakersCode

Posted on

O que é DevOps?

Alt Text

DevOps é um termo que tem se tornou muito popular nos últimos anos e refere-se a contração de duas palavras que identificam duas equipes:

  • Desenvolvimento: time responsável por identificar requisitos, analisá-los e codificá-los.
  • Operações: time responsável pela implantação, monitoramento e solução de incidentes em produção.

Uma das primeiras referências a respeito de devOps surgiram por volta de 2009 em uma conferêcia da O'Reilly, a partir de então muitas outras referências foram surgindo até chegar nos dias de hoje, porém atualmente devOps é visto como um papel dentro de TI em muitas empresas, no entanto essa visão está deturpada.

DevOps é uma cultura fortemente focada em colaboração entre equipes de desenvolvimento e operações. O conceito de devOps visa unir essas áreas, pois juntos os times conseguem entregar valor de forma mais rápida e com maior qualidade ao cliente. Essa cultura é fundamentada em quatro princípios.

  • Colaboração: no devOps não temos mais a segregação de times, divididos em silos, agora todos trabalham junto com o propósito de entregar algo cada vez melhor para os usuários.

  • Afinidade: construir relação entre os times onde ao invés de segregar por papel, unimos os diferentes papeis em para uma atuação conjunta.

  • Ferramentas: usar a ferramentas para impulsionar o devOps, a partir de ferramentas podemos proporcionar uma entrega mais valiosa ao usuário em um curto espaço cada vez mais curto de tempo.

  • Escala: sempre buscar crescer de acordo com as necessidades da organização, projeto ou empresa. Ao usar algo novo é comum começar pequeno e com o tempo ir expandindo conforme necessário.

Discussion (0)