DEV Community

loading...
Cover image for A importância da representatividade feminina na tecnologia
WoMakersCode

A importância da representatividade feminina na tecnologia

oliviaresende profile image Olívia Resende ・2 min read

Sabe quando você olha para o lado e não se reconhece entre os demais? Isso acontece muito com as mulheres que seguem a carreira na tecnologia! Vou contar a minha história e espero que ela sirva de inspiração para outras mulheres.

Quando eu comecei a fazer faculdade de Ciência da Computação, na minha turma de 40 alunos éramos apenas duas mulheres. Nas outras turmas, tanto anteriores quanto posteriores a minha, a quantidade também era muito baixa. Como consequência da falta de representatividade eu acabei desistindo do curso, pois durante todo o tempo que fiquei no curso sentia que aquele lugar não era para mim, tive a minha capacidade questionada e saí acreditando que eu nunca seria uma boa programadora.

Depois de desistir, eu cursei Engenharia de Controle e Automação, um curso também de maioria masculina, mas encontrei mais mulheres e me senti representada. Ao me formar, eu já trabalhava numa empresa de tecnologia, porém na parte administrativa, onde me sentia confortável de desempenhar aquelas atividades. Mas eu sempre olhava para os desenvolvedores e pensava, será que eu realmente não sirvo para isto? Lembrando que ali também tinha uma maioria discrepante de homens desempenhando este papel, então continuei onde eu estava e acreditando que não era para mim.

A vida, às vezes, nos dá uns empurrões que na hora não entendemos muito bem, saí desse emprego e comecei outro, também no administrativo, porém eu não me sentia bem desempenhando aquele papel, não sentia que eu estava colocando em prática as minhas habilidades e capacidade. Foi quando eu voltei novamente meu olhar para a tecnologia. Eu questionava o fato de ter me formado numa área também tecnológica e não estar aproveitando da melhor forma o meu potencial. Conversei com uma amiga sobre isso e ela me apresentou o Bootcamp de React da WoMakersCode, uma comunidade que busca o empoderamento feminino na tecnologia. Fui selecionada para fazer o curso, quando cheguei lá e vi tantas mulheres juntas e com o mesmo objetivo, me trouxe aquilo que eu tanto precisava: representatividade!

Esse momento foi um divisor de águas na minha carreira e hoje eu digo com muito orgulho que sou desenvolvedora! Para que outras mulheres se sintam representadas e entendam que tecnologia também é para mulheres, eu busco formas de ajudar as comunidades e transformar a empresa que eu trabalho em uma empresa mais diversa. E você? Bora ajudar também? Incentive comunidades voltadas para mulheres, cobre diversidade na empresa em que você trabalha e quando perceber que um colega está subestimando a capacidade de uma mulher intervenha e mostre que você acredita nela.

Sugestão de leitura:
Clube da luta feminista: Um manual de sobrevivência (para um ambiente de trabalho machista)

Discussion (1)

pic
Editor guide
Collapse
pamellabiotec profile image
Pâmella Araújo Balcaçar • Edited

Ótima discussão! 👏🏼👏🏼👏🏼
Também já me questionei sobre alguns aspectos profissionais.