DEV Community

loading...
WoMakersCode

O que é DOR e DOD?

_bfeliciano profile image Beatriz Feliciano ・2 min read

Alt Text

Quando atuamos em projetos ágeis muitas vezes podemos acabar percebendo alguns desalinhamentos dentro do time de desenvolvimento ou até mesmo entre time de desenvolvimento e Produc Owner. Esses conflitos geralmente podem acontecer por dois fatores, sendo eles:

  • O time pode estar recebendo requisitos com baixa granularidade ou com nenhum detalhamento. Além disso pode ocorrer de histórias maiores que a capacidade do time de entrega entrem para a sprint.

  • Cada integrante do time entrega a sua feature ou a atividade que está responsável de uma forma diferente, ou seja, um integrante pode entender que apenas desenvolver já é o suficiente enquanto outro pode entender que o entregável é um software desenvolvido e com testes unitários.

Diante desses dois possíveis conflitos que podem acontecer durante o desenvolvimento de um produto podemos resolver com o DOR e DOD, também conhecidos como Definition of Ready e Definition of Done .Ambos servem como um acordo entre o time que deve ser visível e comum a todos os membros do time. Inclusive, se um novo integrante entrar para a equipe, ele deve ser informado a respeito dos critérios de DOR e DOD.

DOR - Definition of Ready: é um acordo que ocorre entre o time de desenvolvimento e o Product Owner onde ambos acordam o que é necessário para que uma estória entrar na sprint de modo que a equipe de desenvolvimento consiga desenvolve-la sem grandes problemas e que ela caiba na capacidade do time no período da sprint.

Exemplos de Definition of Ready:

  • A estória deverá ter critérios de aceite detalhados
  • A estória deve estar escrita seguindo o princípio INVEST
  • Deve ter um wireframe de baixa fidelidade disponível e validado pelo cliente final

DOD - Definition of Done: também é um acordo feito com o time e Product Owner onde as expectativas alinhadas referem-se ao incremento do produto que será entregue ao final da sprint. Neste momento o Product Owner sugere o como ele espera que o entregável seja apresentado a ele ao fim do sprint.

Exemplos de Definition of Done:

  • Os testes unitários devem ser feitos atingindo uma cobertura de 70% no mínimo
  • A aplicação deve ser disponibilizada em ambiente de homologação
  • Realizar Code Review

De modo geral, tanto o DOR quanto o DOD são acordos feitos para melhorar o fluxo de trabalho dando transparência sobre o que é necessário para iniciar uma estória e o que é necessário para finalizar um estória dentro de uma sprint.

Discussion (0)

pic
Editor guide