DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for O que fazer para se tornar DevRel?
Morganna for Feministech

Posted on

O que fazer para se tornar DevRel?

Disclaimer

Talvez existam formas diferentes de se atingir esse objetivo. Gostaria de lembrar você, que está lendo este artigo, que compartilharei o que acredito que funciona do meu ponto de vista e com as experiências que tive até aqui. Mas tanto agora, quanto mais para frente nesse texto, eu indico que você também conheça outras histórias e acompanhe outras pessoas DevRel. É importante conhecer pontos de vista diferentes.

Conheça comunidades

Eu acredito que a pessoa pode construir sua carreira DevRel antes mesmo de sua primeira oportunidade nessa área. Como discutimos no artigo anterior, chamado O que é DevRel?, a pessoa que atua nessa função é aquela que, basicamente, constrói uma relação entre as comunidades de tecnologia e a empresa na qual ela trabalha.

Sendo assim, para as pessoas que me perguntam sobre a área e o que podem fazer para se preparar para atuar nessa função, eu sempre respondo: conheça comunidades de tecnologia. Se você vai precisar construir relacionamentos, ser a ponte entre a empresa e essas comunidades e fazer parcerias, é importante que você conheça o ecossistema desses grupos de pessoas e entenda como se organizam, o que fazem e como fazem, do que vivem e como se alimentam.

Mas, ainda ressalto, não apenas conheça comunidades. Participe delas. Não precisa ser todas. Seria, inclusive, impossível. Encontre aquelas que você mais se identifica e interaja. Conheça as pessoas. Sei que às vezes a timidez pode atrapalhar um pouco as interações, mas vá no seu tempo e aos poucos. Até porque, se for um ambiente bacana, você acabará se sentindo à vontade em algum momento para conversar com as pessoas e, até mesmo, ajudar no que puder.

Pratique a comunicação

E de diversas formas. Você pode aprimorar sua comunicação lendo alguns livros sobre o assunto, assistindo palestras e apresentações diversas de outras pessoas, fazendo cursos especializados nisso e também interagindo com as pessoas. Seja pessoalmente, por ligações, por e-mails ou outras maneiras.

A comunicação será a sua principal ferramenta de trabalho, mesmo porque em diversos momentos, talvez você precise conversar desde pessoas desenvolvedoras, até pessoas que não conhecem nada ou muito pouco de tecnologia. Em algumas situações, você vai interagir com áreas diferentes da sua e precisará fazer com que as pessoas entendam o que está fazendo e os motivos pelos quais está fazendo.

Não estou dizendo que você precisa ter a melhor comunicação do mundo, até porque suas tarefas podem mudar de acordo com cada empresa e os objetivos de cada projeto que você for atuar. Mas é importante ter em mente a necessidade dessa característica e você ter a disposição para aprimorá-la diariamente no seu trabalho e nas suas ações.

Tente criar conteúdos

Não precisa ser de todos os tipos de uma vez. Você pode experimentar até achar o formato que te deixa mais confortável. E não se preocupe se o assunto parece ser "básico demais" no seu ponto de vista. Todo e qualquer conteúdo é importante, sejam aqueles para pessoas iniciantes, sejam aqueles para pessoas que estão há mais tempo na carreira. Os dois públicos precisam de assuntos compartilhados e você pode ajudar muita gente com o que você criar.

Ao tentar criar esse conteúdo, publique de alguma forma. Seja nas suas redes sociais ou nas comunidades que você participa. Vá criando uma rede de suporte e mostrando para o mercado que você está ali. Veja a receptividade das pessoas e receba os feedbacks, filtrando as críticas construtivas para que você possa aprimorar o que está fazendo.

A comunidade é uma excelente oportunidade de evoluir nosso conhecimento e nossos relacionamentos sociais. Então aproveite muito toda interação que puder ter com ela.

Estude sobre tecnologia

Mas qual assunto? Isso pode depender um pouco. Pode ser interessante você conhecer um pouco de programação. Mas dependendo da empresa na qual você for atuar, você vai poder aprender como se utiliza determinada ferramenta para que você possa "evangelizar" sobre ela nas comunidades de tecnologia.

Ou então podem ter empresas que você, de fato, precise desenvolver projetos e usá-los nas suas apresentações. Como já falamos antes, tudo depende dos objetivos da empresa com a sua função. Existem organizações que exigem que para a pessoa se tornar DevRel, antes ela tenha sido uma pessoa desenvolvedora sênior. Já outras criam vagas para pessoas DevRel Sandy/Junior mesmo para pessoas iniciantes na área de tecnologia. Lembre-se sempre de ler os requisitos da vaga que estiver buscando, isso pode ajudar a esclarecer diversas coisas de maneira mais clara.

Conheça e participe de eventos de tecnologia

Não digo apenas os grandes eventos mais famosos e conferências. Se tiver oportunidade de ir nesses também, será incrível. Mas também me refiro aos eventos menores da própria comunidade. Participe para entender como funcionam. E caso possa, seria interessante que também ajudasse a organizar um deles. Isso te ajudará a ter a visão sobre como as coisas funcionam, quais tipos de problema você pode ter e como lidar com eles, além de entender mais profundamente o impacto para as pessoas, além de só assistir.

Cursos e livros

Não conheço nenhum curso em específico sobre ser uma pessoa DevRel. Inclusive, caso você conheça, fique à vontade para compartilhar. Mas conheço alguns livros (os quais ainda estou lendo, não finalizei-os até o momento) e posso deixá-los como referência, caso queiram procurá-los para ler também.

  • Developer Relations, How to Build and Grow a Successful Developer Program. Pessoas autoras: Caroline Lewko e James Parton;

  • The Business Value of Developer Relations, How and Why Technical Communities Are Key To Your Success. Pessoa autora: Mary Thengvall;

  • Getting Started in Developer Relations, Travel, learn, and teach — all on the clock. Pessoa autora: Sam Julien.

Existem outros livros, mas esses são os que estou lendo por enquanto. Caso você conheça outros, fique à vontade para compartilhar. E, infelizmente, só os conheço em inglês.

Conheça outras pessoas DevRel

Existem diversas pessoas que já trabalham como DevRel (ou com algum daqueles outros nomes que vimos no artigo anterior) e você pode acompanhar, até mesmo para conversar sobre como é o dia-a-dia delas, o que fazem, como as coisas funcionam, quais são seus objetivos, como aprimoram sua comunicação, quais são suas dificuldades, entre outras coisas. O networking é algo precioso para qualquer função dentro da área de tecnologia. Conforme você for conhecendo uma pessoa, ela poderá te indicar outras, assim por diante. Eu também estou preparando uma lista de pessoas que são DevRel e que eu acompanho. Assim que possível, também compartilharei por aqui com vocês.

Mentoria Abacatinhos.dev

Para quem não conhece, faço parte de um projeto chamado abacatinhos.dev. Esse projeto foi criado pela Pachi Codes para mentorar pessoas que tenham interesse em se tornar DevRel. É um projeto gratuito e você também pode participar. Dá uma olhada no site para entender como funciona e quais são as regras e, qualquer dúvida, fico à disposição.


Espero que essas tenham sido dicas interessantes para quem tem interesse em se tornar DevRel. Se você já trabalha na área e quiser, por favor, complemente o conteúdo com as suas dicas também. Sempre bom ter outros pontos de vista.

Obrigada por ter lido o artigo e deixo o canal aberto para troca de ideias e feedbacks.

Top comments (0)

🌚 Turn on dark mode

🔠 Change your default font

📚 Adjust your experience level to see more relevant content

Head to your account's Settings to do all this and more.