DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for Construindo um currículo para DevRel
Morganna for Feministech

Posted on

Construindo um currículo para DevRel

Antes de começarmos

As pessoas que hostearam e organizaram esse Twitter Space conversaram sobre como construir um currículo para aplicar para vagas DevRel, entre outros assuntos bem interessantes. Caso você entenda inglês, sugiro fortemente que escute, pois ficou gravado no mesmo link.

Eu estava acompanhando o conteúdo e achei bastante importante, então fui até o tweet em que vi a divulgação e perguntei se poderia traduzir alguns dos tópicos levados pelas pessoas e concordaram, então aqui vai. Vai ser uma mistura de dicas que recebi durante o space e durante a minha vida até aqui, então é importante ressaltar que isso não é uma receita definitiva de ter um currículo matador, não trabalhamos com click bait por aqui.

De qualquer forma, aproveitem. E fiquem à vontade, como sempre, para complementar esse conteúdo comentando e trazendo suas sugestões.

Deixo aqui registrados os créditos para as pessoas que organizaram e hostearam esses space, conheçam os twitters: @virtualized6ix, @NoDegreeDotCom, @blackgirlbytes e @hola_soy_milk.

Modelo de currículo

Podemos começar com o ponto de que existem diversos tipos de modelos de currículos. Você pode buscar um no Google ou até mesmo ir diretamente no Canva. Vai muito do seu gosto. E também é importante lembrar que um currículo depende do foco que você quer dar para ele e, essa dica cabe em qualquer função, não apenas para pessoas que querem aplicar para vagas de Developer Relations ou funções correlatas que já aprendemos nos artigos anteriores.

Entendendo a vaga para a qual você vai aplicar

Lembre-se que não existe um único modelo de currículo para todas as vagas, ainda que sejam parecidas. É importante ajustar para cada tipo de vaga que deseja se candidatar, destacando os itens mais solicitados. Já falamos aqui do foco, então uma das coisas que você precisa entender são os requisitos da vaga e, se possível, para quem você irá responder. Isso pode mudar bastante a sua atuação como Developer Relations no dia-a-dia. Caso isso não seja possível, é importante você se lembrar de perguntar na sua entrevista, afinal de contas não há nada de errado em entender como e com quem você irá atuar na empresa.

Sou iniciante e tenho pouca ou nenhuma experiência técnica

Isso não é impeditivo. Inclusive, existem empresas diferentes no mercado e algumas delas contratam pessoas Developer Relations Sandy/Junior. E não há nada de errado nisso. Nesse caso, você pode focar em suas habilidades que chamamos de soft skills. Por exemplo: sua comunicação.

Muitas vezes, mesmo sem experiência, somos uma pessoa DevRel antes mesmo de trabalhar com essa função. Isso porque já faz parte de nós compartilhar aquilo que aprendemos, ajudar as pessoas, entre outras habilidades.

Comece aos poucos. Teste possibilidades de compartilhamento de conteúdo, como escrever artigos, fazer vídeos, transmitir lives, ou qualquer outro formato. E não se preocupe se o seu conteúdo é iniciante ou não. Destaque a importância de uma pessoa iniciante ensinando uma outra pessoa iniciante. Muitas das vezes, mesmo que algumas pessoas sejam mais experientes, elas acabam utilizando termos extremamente técnicos, uma linguagem que as pessoas em começo de carreira ainda não estão acostumadas. E você, que está dando seus primeiros passos, ao compartilhar algo que aprendeu, vai utilizar uma linguagem que outras pessoas no mesmo estágio da carreira que você, vão entender, porque estará bem mais amigável.

Esse é um dos pontos mais importantes dessa área: saber se comunicar e transmitir uma informação de maneira que o público alvo compreenda. Ou, no mínimo, sinta-se confortável em absorver para discutir o assunto.

O que destacar

  • Números: nem sempre os números importam. O que conta, no final do dia, é o impacto causado. Caso seja necessário ou caso queira, você pode compartilhar no currículo alguns números como artigos, engajamentos em seu twitter, visualizações em seus vídeos e lives, entre outros. Mas não necessariamente é algo que vai fazer diferença se você não consegue entender se suas ações tem ou não impactos positivos.

  • Contando experiências: você pode sempre ressaltar suas experiências em comunidades de tecnologia. Não apenas de quais você faz parte ou até mesmo ajudou a fundar. Mas principalmente como você interagiu e ajudou a comunidade a evoluir. Qual é o impacto do ambiente para as pessoas na comunidade e como isso afeta o seu dia-a-dia e o delas. Construir comunidades e relacionamentos é outra parte principal no papel de uma pessoa DevRel. Aproveite e destaque sobre isso também.

  • Trabalhos anteriores: pode ser que para nós, um trabalho anterior não faça a menor diferença ao nosso lado profissional atual. Ou achamos que apenas trabalhos como pessoas desenvolvedoras, por exemplo, é que vão de fato, valer para as pessoas recrutadoras. Mas tudo o que vivemos, nos tornou o que somos hoje. E o que vivemos hoje também construirá nosso eu do futuro. Então tente enxergar quais características de funções anteriores agregam em características que te fariam uma boa pessoa DevRel. Por exemplo: pessoas que trabalham com suporte técnico (help desk) aprendem a se relacionar com pessoas, sejam elas clientes ou não, e também a ajudá-las, além de encontrar diversas formas para resolver problemas. E essas são diversas habilidades que podem fazer a diferença para uma pessoa DevRel.

  • Conteúdos: se você já produz conteúdo, lembre-se sempre de compartilhar em suas redes sociais. Quando as pessoas tem acesso ao nosso conteúdo, pode ser um passo para lembrarem de nós em outros momentos. Seja para utilizar nossos materiais e serem impactadas, aprendendo algo novo, seja para indicar para funções DevRel, entre outros. E se você tiver uma forma de centralizar isso, é bem interessante de linkar no seu currículo. Uma ferramenta muito boa para isso é o Polywork. Se você ainda não tem acesso, pode usar o meu link como convite.

E sobre os seus conteúdos, lembre-se de focar nos feedbacks construtivos e não nas pessoas que apenas discordam do que você fez por discordar. Vamos focar no que nos fará evoluir e não o contrário.

Melhores momentos

É interessante pensar que o currículo acaba quase sendo um sumário dos melhores momentos, os highlighs. E a partir deles, você pode impactar as pessoas recrutadoras, deixando-as curiosas para conhecer mais sobre a sua história. E você pode aproveitar a entrevista para entrar em maiores detalhes.

Projetos

Você pode criar uma seção no seu currículo, por exemplo, para destacar seus projetos realizados. Lembre-se: não importa a quantidade de projetos, nem a quantidade de pessoas envolvidas, mas sim o impacto causado. Um tipo de projeto que pode acontecer é uma mentoria. Você pode disponibilizar parte do seu tempo para mentorar pessoas que tem interesse na área, compartilhando suas ações, suas experiências e isso entra no seu currículo também.

Dicas importantes

  • Cuidado com a quantidade de ações e projetos para não chegar nem perto de ter burnout;
  • Foque sempre na construção de comunidades e no impacto;
  • Experiência técnica não é tudo, soft skills são importantes também;
  • Siga e acompanhe outras pessoas que atuam como DevRel, interaja com essas pessoas sempre que possível. Construir uma rede ajuda muito nessa área;
  • Esse papel é uma jornada. Nada será construído do dia para a noite. Então vá com calma. E compartilhe a sua jornada com outras pessoas. Você pode ser a inspiração para alguém;
  • Pessoas com pouca ou nenhuma experiência podem ser excelentes no papel de DevRel. Isso porque elas podem fazer algo que quase ninguém mais consegue: as perguntas certas e aprender junto com a comunidade. E o impacto de mostrar como aprender e como fazer é gigantesco;
  • Por fim, é tudo muito mais sobre engajamento e o ambiente que você constrói nas comunidades ao seu redor. É isso o que mais vale.

Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma.

Obrigada por ter lido o artigo e deixo o canal aberto para troca de ideias e feedbacks.

Top comments (2)

Collapse
 
pachicodes profile image
Pachi 🪐 (she/her/ela)

Morganna, você é perfeita. Entenda.
Que artigo maravilhoso.

Collapse
 
morgannadev profile image
Morganna

Muito obrigada, Paxixa. Um elogio desse vindo de ti é importante demais. <3

Tired of sifting through your feed?

You can change your feed and see more relevant posts by adding a rating to different tags on DEV. Head here to adjust your weights.