DEV Community

loading...

Hey Google, defina Inteligência Artificial

augsmachado profile image Augs Machado ・1 min read

Alt Text

Alguns definem inteligência com um dom divino que nos conecta à uma divindade. Outros definem como princípio de intelectualidade. Há ainda quem defina como capacidade de resolver problemas complexos com agilidade e de forma efetiva.

Pereira (2020, p.1), utilizando-se das definições para inteligência encontradas nos dicionários de língua portuguesa, nos diz que

Inteligência é a faculdade de aprender, compreender e adaptar-se.

O autor acrescenta que não existe um consenso sobre o que é inteligência e, por esta razão, definir inteligência artificial é uma tarefa muito complicada e difícil. No entanto, podemos definir inteligência artificial, segundo Pereira (2020, p.1), como uma área do conhecimento humano que engloba:

(a) sistemas que pensam como humanos
(b) sistemas que agem como humanos
(c) sistemas que pensam logicamente
(d) sistemas que agem logicamente

Sendo alguns destes sistemas mais empíricos e de formulações lógicas (a e b), outros mais teóricos e ricos em proposições matemáticas (c e d). Vale notar que nenhuma delas é excludente, mas de grande importância para o desenvolvimento de novas aplicações e de novos conhecimentos em Inteligência Artificial, ou IA.

Uma vez que não há um consenso sobre o que é inteligência e parece contrastante a definição de IA, como contornar este problema? A resposta nós encontraremos amanhã na Parte 2.

Referências
[1] Pereira, Silvio do Lago. Introdução à Inteligência Artificial. Disponível em https://www.ime.usp.br/~slago/IA-introducao.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020

Discussion

pic
Editor guide