DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for Porque você deveria ser  tecnicamente o pior desenvolvedor do seu time
Vinícius Moraes
Vinícius Moraes

Posted on

Porque você deveria ser tecnicamente o pior desenvolvedor do seu time

Provavelmente você deve estar se perguntando o porque você deveria escolher ser tecnicamente o pior desenvolvedor do seu time, e se isso seria algo ruim, certo?.

Nesse artigo eu gostaria de compartilhar com você, o meu ponto de vista sobre esse assunto e o porque eu considero isso é extremamente importante.

Escolhendo o time certo 👉

A partir do momento que você é o desenvolvedor com menos conhecimento técnico do seu time, a tendência é que você aprenda muito pelo fato de estar com outras pessoas que tem um conhecimento técnico maior que o seu, por exemplo quando o seu time começar alguma conversa sobre decisões arquiteturais, design de aplicação, frameworks ou linguagens de programação, assim é possível que você tenha acesso a ideias e argumentos que nunca tinha se quer pensado a respeito.

Já é comprovado que o meio no qual convivemos acaba nos influenciando positivamente ou negativamente, se estamos em um time no qual o nível técnico é maior do que conhecemos, podemos melhorar nossas habilidades, apenas levando em conta com quem estamos trabalhando, sendo assim ficar em um time no qual você está estagnado tecnicamente por muito tempo pode impactar diretamente no seu conhecimento.

As pessoas ao seu redor afetam a sua performance, pois então escolha bem o seu time :)

Encontrando um time 🔎

Não necessariamente você precisa mudar de time no seu trabalho ou até mesmo de empresa só porque gostaria de trabalhar com pessoas melhores, você pode encontrar outras situações, algumas ideias de como conseguir se expor a esse tipo de situação:

  • Encontre um projeto Open Source no qual você gostaria de compartilhar e que os desenvolvedores parecem estar em um nível técnico acima do seu, desenvolvedores estão frequentemente procurando por projetos para ocupar seu tempo livre.

  • Participe de encontro de grupos presenciais ou online sobre assuntos que você tenha interesse.

  • Participe de conversas técnicas com desenvolvedores mais experientes do que você, nem que seja apenas para ficar de ouvinte, assim você conseguira ter acesso a argumentos e pontos de vistas diferentes.

Sendo o "pior" do seu grupo 🧑‍💻

Após encontrar um time no qual você pode fazer parte, tenha em mente algumas atitudes que podem te ajudar nesse momento de evolução técnica.

  • Peça feedbacks constantes sobre o seu trabalho ou colaboração, muitas vezes não conseguimos enxergar quais pontos podemos melhorar, o ponto de vista de outro desenvolvedor pode te ajudar nesse aspecto.

  • Recomendações de livros e cursos, como desenvolvedor sempre estamos em busca de novos conhecimentos, porque não perguntar quais livros o seu time poderia te indicar?, ou quais cursos eles estão fazendo ultimamente.

  • Programação em par ou pareamento, quando tiver a oportunidade e se possível procure um desenvolvedor que tenha alguma habilidade técnica que você queira aprender, essa é uma ótima forma de ver como outro desenvolvedor pensa quando está desenvolvendo.

Quando começamos a conviver em um time no qual propõe esse tipo de cenário, começamos a achar que somos inexplicavelmente mais inteligente por estar convivendo com pessoas tecnicamente superiores a nós, você pode até mesmo falar e escrever de forma mais inteligente, seus códigos ficam mais elegantes e você acredita ser capaz de resolver problemas difíceis com soluções cada vez mais criativas.


Muito obrigado por ler esse post, espero que ele tenha te ajudado de alguma forma, e caso tenha ficado com alguma dúvida em relação aos pontos abordados, sinta-se a vontade para deixar um comentário 😄

Top comments (0)

🌚 Life is too short to browse without dark mode