DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for 4 dicas essenciais para programadores iniciantes
Vinícius Moraes
Vinícius Moraes

Posted on • Updated on

4 dicas essenciais para programadores iniciantes

🇬🇧 English version here

No ano de 2020 completo 7 anos como desenvolvedor de software, e nesse artigo gostaria de compartilhar alguns pontos que eu considero importante, e que podem te ajudar nesse começo da sua jornada.

Não seja um Desenvolvedor Fullstack 🤷‍♂️

Mas ser um desenvolvedor fullstack não é algo bom? o meu valor no mercado não irá aumentar por saber tanto o frontend quanto o backend?, vou te explicar porque na minha opinião começar a carreira tentando entender tanto o frontend quanto o backend pode ser uma má escolha.

Antigamente as aplicações web eram feitas com o frontend e o backend na mesma aplicação, por exemplo uma aplicação web utilizando Java para desenvolver o backend com Spring MvC como framework web e JSP (Java Server Pages) uma tecnologia responsável por criar páginas web utilizando HTML.

Com a complexidade do Frontend aumentando cada vez mais, com novas formas de representar páginas web e aplicativos móveis como interfaces responsivas, dinâmicas entre outros, não seria possível criar interfaces dessa forma utilizando tecnologias como JSP citada acima, sendo assim a complexidade para se entender o Frontend é enorme, isso também se aplica ao Backend que abrange uma enorme gama de tecnologias, práticas e padrões no desenvolvimento.

Ao tentar entender backend e frontend ao mesmo tempo, pelo menos no inicio de sua carreira acaba sendo algo complexo e totalmente inviável devido a infinidade de tecnologias e frameworks que você teria que entender.

Para representar melhor todos os pontos que citei acima, vou deixar um link para um repositório no Github que mostra com clareza todos esses pontos que citei.

Nele é possível ter uma visão de toda a complexidade que temos atualmente para os caminhos como Frontend, Backend e DevOps

The Developer Roadmap

Pratique o máximo que puder 🧑‍💻

Programação é uma profissão de prática e quanto mais você praticar melhor irá ficar, quando tiver um tempo livre e se puder pratique, isso irá te ajudar quando você tiver que desenvolver alguma nova funcionalidade ou resolver algum problema no mundo real.

Praticando constantemente irá te expor a situações muito parecidos com o que temos na "vida real", como por exemplo:

  • Resolução de Bugs
  • Configurações de projetos e frameworks
  • Organização e design da sua aplicação

Sei que no começo acaba sendo difícil pensar em ideias de projetos para desenvolver sendo assim vou deixar aqui embaixo alguns links úteis de ideias de projetos :)

Backend Challenges

Frontend Challenges

App Ideias

Não se esqueça de colocar todos os projetos que criou praticando no Github, assim além de armazenar e compartilhar todo o seu aprendizado, ele também ficaria disponível para que outros desenvolvedores possam aprender e se inspirar com o seu projeto, além de deixar disponível o seu aprendizado para os recrutados.

Não pense no valor do seu salário 💰

Programador atualmente é uma profissão bem remunerada devido a falta de profissionais e o crescimento da tecnologias nas empresas, porém no inicio de sua carreira foque o máximo que puder em aprender, se estiver na faculdade faça o possível para conseguir um estágio, pois assim você conseguira experiencia e podendo até se tornar um programador junior no futuro.

Eu tenho como princípio que salário não é apenas o dinheiro que recebemos quando trabalhamos, mas também todo o aprendizado que recebemos junto com ele.

Fique tranquilo com bastante prática, estudos e dedicação pode ter certeza que você irá conseguir uma boa remuneração, e quanto mais você se dedicar, maior será o seu valor no mercado, pois atualmente o mercado está cheio de programadores medianos, mediano pois a maioria apenas prática no horário de trabalho, não estuda no tempo livre ou ao menos se atualiza.

Tenha um hobby 🏂

Mas qual a relação disso com programação?.

Você já passou pela situação na qual tentou solucionar um problema, acabou ficando horas e horas e só conseguiu pensar em uma solução quando parou para esfriar a cabeça?.

Programação é um processo criativo e que exige um esforço mental muito grande, assim você acaba se cansando mais rapidamente devido ao esforço para entender toda a complexidade implementada no código.

Uma atividade que envolva paixão e naturalidade é extremamente estimulante para os setores criativos da sua mente

Procure algo que você tenha prazer em fazer, como praticar esporte ou tocar algum instrumento.

Muito obrigado por ler esse post, espero que ele tenha te ajudado de alguma forma, e caso tenha ficado com alguma dúvida em relação aos pontos abordados, sinta-se a vontade para deixar um comentário 😄

Top comments (1)

Collapse
gserpeloni profile image
Gustavo Serpeloni

Ótimo Artigo, eu como desenvolvedor iniciante no mercado de trabalho me deparo com diversas barreiras, tal como a escolha de qual frente seguir, backend ou frontend.
O artigo me ajudou para que eu possa ter uma noção de que devo ter calma e seguir estudando diariamente para que sempre esteja antenado e aprendendo cada vez mais sobre o mundo de desenvolvimento.
Obrigado por compartilhar sua visão do caminho a ser percorrido por um desenvolvedor iniciante,

🌚 Browsing with dark mode makes you a better developer by a factor of exactly 40.

It's a scientific fact.