DEV Community

Cover image for KISS - Mantenha a simplicidade. Estupido!
Suspir0n
Suspir0n

Posted on

KISS - Mantenha a simplicidade. Estupido!

O que é o KISS?

Como no próprio título retrata, KISS significa "Keep It Simple Stupid", ele é um dos princípios mais importantes de desenvolvimento de software. Este princípio descreve que para uma criar um software, UX, etc. Ele não tende a ser algo complicado/complexo, e sim, tornar algo simples, funcional e econômico.

Devem estar se perguntando como sei se meu software, meu UX, entre outros, são simples, funcional e econômico correto?

Vejamos, qualquer desenvolvimento independente das camadas de processamento que eles tem, você percebe que ele concorda com o princípio KISS(Keep It Simple, Stupid), quando você consegue explicar o que aquilo faz até para uma pessoa que não seja da área, ela conseguirá entender, pois, você fez algo tão simples que é funcional, não tendo problemas com níveis de senioridade, um estagiário entenderia, um pleno e assim adiante. Logo você só tende a ganhar, você consegue resolver problemas rápidos, consegue explicar para diferentes níveis, tendo uma economia gradativa no seu desenvolvimento, com isso será fácil de manter o mesmo.

KISS

Como o KISS influenciou na minha vida?

Já teve algumas vezes que implementei, que um amigo chegava para mim, e dizia, "XD, tem que ser simples, faça algo simples e coloque para funcionar", no entanto, não sabia que isso era um princípio e que muito menos se chamava KISS, acabei sabendo através dele @figur8. Agora compreendo melhor sobre e pretendo aplicar, mas daqui para frente este principio, enfim, este principio influenciou muito na minha forma de pensar e projetar algum desenvolvimento.

Este foi o diário de bordo #10. Não tivemos um artigo semana passada, pois estava sem ideia sobre o que escrever quando meu amigo @figur8 me apresentou 3 novos princípios o YAGNI, KISS e DRY, hoje eu escolhi falar sobre o KISS nas próximas semanas irei trazer sobre os outros dois galera, vlw. Vamos nos despedindo por aqui. Voltaremos com mais um diário de bordo.

Este artigo foi útil para você?
Deixe um comentário abaixo.

Referências

Discussion (0)