loading...

O que é a linguagem Swift e para que serve? Desenvolvendo aplicativos iOS

shadowlik profile image Henrique Marques Fernandes Originally published at marquesfernandes.com on ・3 min read

Swift é uma linguagem de programação de código aberto desenvolvida e mantida pela Apple, é uma linguagem de programação poderosa e intuitiva para macOS, iOS, watchOS, tvOS, basicamente para todos os produtos e serviços da Apple. O desenvolvimento em Swift é bastante interativo, a sintaxe é concisa, expressiva, simples, e inclui muitos recursos para desenvolvimento de alto nível e, ao mesmo tempo, sem abrir mão da segurança.

Além do Objective-C (Antiga linguagem recomendada para programar aplicativos no iOS), o Swift incorpora aspectos de Python, Rust, Ruby e outras tantas linguagens. Muitos de seus recursos se concentram em tornar o Swift o mais fácil possível de usar; isso inclui itens como suporte aprimorado a cadeias, tipos de opções e medidas para proteção contra erros de programação como ponto nulo (null pointer).

Escrever um código Swift em um “playground” permite que você experimente o código e veja os resultados imediatamente, sem a sobrecarga de criar, compilar e, executar o aplicativo.

O Swift define grandes classes de erros de programação comuns adotando padrões de programação modernos:

  • As variáveis ​​são sempre inicializadas antes do uso.
  • Os índices de matriz são verificados quanto a erros fora dos limites.
  • Os números inteiros são verificados quanto ao estouro.
  • Os opcionais garantem que valores nulos sejam tratados explicitamente.
  • A memória é gerenciada automaticamente.
  • O tratamento de erros permite a recuperação controlada de falhas inesperadas.
  • O código Swift é compilado e otimizado para aproveitar ao máximo o hardware moderno.
  • A sintaxe e a biblioteca padrão foram projetadas com base no princípio orientador de que a maneira óbvia de escrever seu código também deve ter o melhor desempenho.

O Swift combina inferência de tipo poderosa e correspondência de padrões com uma sintaxe moderna e leve, permitindo que idéias complexas sejam expressas de maneira clara e concisa. Como resultado, o código não é apenas mais fácil de escrever, mas também mais fácil de ler e manter.

O Swift não é precisamente uma linguagem nova, existe há algum tempo já e continua a evoluir com novos recursos e capacidades.

O que posso construir com o Swift?

Como de se esperar, o Swift é compatível apenas com os sistemas operacionais da Apple, você não pode usá-lo para desenvolver software para dispositivos Android ou Windows. Você pode usá-lo para escrever código para qualquer produto da Apple, pois funciona em macOS, tvOS, iPadOS, watchOS e iOS. O Linux é a única exceção, pois o Swift suporta o popular kernel do SO de código aberto.

O código Swift foi desenvolvido para tirar o máximo proveito do hardware exclusivo dos produtos Apple e de seus sistemas operacionais. É atualizado regularmente para acompanhar os últimos desenvolvimentos nessas áreas.

Como e onde aprender a programação Swift

Compreensivelmente, a Apple deseja levar o maior número possível de pessoas a um ponto de familiaridade com sua linguagem caseira, e possui uma série de recursos de treinamento para apoiar isso. Um desses recursos é o Swift Playgrounds – um aplicativo gratuito para iPad que ajuda a ensinar às crianças os fundamentos da programação Swift por meio de uma série de jogos e desafios.

Para iniciantes completos no mundo da programação, este pode ser um bom lugar para começar, mas provavelmente é um pouco simples para todos, exceto os desenvolvedores mais novatos.

Curso de desenvolvimento iOS 10 – Aprenda a criar 15 apps

Curso Completo Desenvolvimento iOS 11 Swift 4 – Crie 20 Apps

Referências:

https://developer.apple.com/swift/

https://en.wikipedia.org/wiki/Swift_(programming_language)

https://www.itpro.co.uk/development/34417/what-is-the-swift-programming-language-and-why-should-i-learn-it

O post O que é a linguagem Swift e para que serve? Desenvolvendo aplicativos iOS apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

Posted on by:

shadowlik profile

Henrique Marques Fernandes

@shadowlik

I'm a passionate unicorn full-stack web developer!

Discussion

markdown guide