Python é uma linguagem de programação interpretada de uso geral, muito popular e que pode ser usada para desenvolver uma ampla variedade de aplicativos. Possuí estruturas de dados de alto nível, módulos, exceções, tipagem dinâmica, vinculação dinâmica e muitos recursos.
A linguagem também pode ser estendida para fazer chamadas diretas de sistema para quase todos os sistemas operacionais e pode também executar códigos escritos em C ou C ++. Devido à sua onipresença e capacidade de execução em quase todas as arquiteturas de sistema, Python é uma linguagem universal encontrada em muitos programas populares.
Possuí milhares de módulos de terceiros disponíveis no Python Package Index ( PyPI ). O PyPI fornece padrões populares para diferentes conhecimentos, como Django para desenvolvimento web e NumPy, Pandas e Mathplotlib para ciência de dados.
Breve História do Python
Python foi criada no final dos anos 1980, e sua implementação foi iniciada em dezembro de 1989 por Guido van Rossum no CWI na Holanda.
A versão 2 de Python foi lançada em 16 de outubro de 2000, com muitos novos recursos importantes, incluindo um coletor de lixo com detecção de ciclo para gerenciamento eficiente de memória e suporte para Unicode. Porém, a mudança principal foi no próprio processo de desenvolvimento, adotando um processo mais transparente, mais colaborativo e apoiado pela comunidade.
A versão 3, foi lançado em 3 de dezembro de 2008 e é a versão principal atualmente ainda, ela trouxe grandes mudanças que a tornaram incompatível com as versões anteriores. Muitos de seus principais recursos também foram adaptados para o Python 2.6 e 2.7 compatível com versões anteriores para tentar minimizar o impacto em aplicações antigas.
Recentemente o Python voltou a ganhar popularidade pelo crescimento de setores como Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Big Data. Por possuir diversas bibliotecas específicas para essas aplicações, então voltou a ficar em evidência se tornando uma das linguagens de programação mais populares da atualidade.
O Python é código aberto?
Sim, todas as versões modernas do Python são protegidas por direito autorais sob uma licença compatível com GPL certificada pela Open Source Initiative. O código-fonte do Python está disponível em seu próprio site.
Vantagens do Python
Python é uma linguagem de programação com uma leitura muito fácil, possuí uma sintaxe simples de aprender. Suas diretrizes de estilo de código fornecem um conjunto de regras para facilitar a formatação e manutenção do código.
Por ser uma linguagem interpretada e com uma curva de aprendizado baixa, ela se torna uma ferramenta ágil para o desenvolvimento de software, conseguindo produzir muito em pouco tempo. Conta também com uma comunidade enorme, existem diversos materiais disponíveis pela internet e muitos usuários dispostos a ajudar.
Veja abaixo um exemplo simples de código feito em python:
Para que o Python é usado?
O Python pode ser utilizado para desenvolver diversos tipos de sistemas e aplicações. Abaixo veremos alguns dos usos mais populares para a linguagem.
Desenvolvimento Web
Python é muito utilizado no backend de sites e sistemas Web, graças a popularidade de grandes frameworks como Django e Flesk hoje é possível criar sistemas web complexos e otimizados. Grandes sites como Instagram, Spotify e Reddit são exemplos de desenvolvimento web bem-sucedidos utilizando o python.
Ciência de Dados
Python é muito usado para pesquisa científica e computação, por possuir diversas bibliotecas científicas e específicas para esse uso, incluindo:
- atropy para astronomia.
biopython para biologia e bioinformática.
numpy é um pacote fundamental para computação científica com Python.
scipy complementa o popular módulo Numpy, focado para matemática, ciências e engenharia.
pandas fornece estruturas de dados de alto desempenho e fáceis de usar e ferramentas de análise de dados.
E muito, muito mais… O papel do Python na análise de dados é definitivamente uma grande vantagem de aprendê-lo. Graças ao crescimento exponencial desse setor os desenvolvedores Python estão mais em alta do que nunca.
Machine Learning
O Machine Learning é a nova moda no mundo da tecnologia. Sua popularidade tem crescido constantemente devido ao barateamento e às suas possibilidades de aplicação aparentemente ilimitadas
A ideia de que os computadores podem aprender ativamente em vez de operar apenas com o que foi codificado é encantador. Essa tecnologia oferece uma abordagem totalmente nova para a resolução de problemas e na vanguarda do aprendizado de máquina está o Python.
Internet das Coisas (Internet of Things – IoT)
A Internet das Coisas pode ter várias definições diferentes, aqui estamos falando sobre objetos físicos, uma geladeira, por exemplo, conectados a um sistema embarcado que os conecta à internet.
Os projetos de IoT geralmente envolvem análises e processos em tempo real, idealmente, sua linguagem de programação deve ser leve, performática e escalável, o uso ideal para o Python.
Quem usa Python?
Diversos programas e empresas são adeptas do Python.
- Instagram usa Python em seu backend.
- Google usa o Python sempre que possível – “Python onde podemos, C ++ onde devemos”.
- A Netflix faz uso extensivo de Python em seus sistemas.
- A Mozilla, mais conhecida pelo seu navegador Firefox, afirma ter mais de 230 mil linhas de código escritas em Python.
- O Uber utiliza o Jupyter Notebook e o IPython para análise de dados.
- O Dropbox tem sido um defensor público do Python 3 em sua infraestrutura.
- Slack, Digital Ocean, Lyft, Sauce Labs e Fastly são empresas que divulgam amplamente o uso do Python.
- Muitas empresas do mercado financeiro, como Bloomberg e JPMorgan.
Além disso, muitas tecnologias de infraestrutura de TI e programas de baixo nível do sistema operacional são escritas em Python. Presente também em diversos programas desktops. Python pode ser usado para praticamente tudo!
Conclusão
O Python é uma linguagem muito potente e versátil, mas, ao mesmo tempo, fácil de aprender. Graças a sua ampla variedade de aplicações, ela se torna uma linguagem perfeita para quem busca ingressar no mundo do desenvolvimento.
O post O que é Python e pra que serve? apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.
Top comments (0)