DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Thomas Lincoln
Thomas Lincoln

Posted on

Arquitetura de Sistemas Operacionais #5

Hoje irei falar um pouco sobre as divisões anteriormente mencionadas, os tipos de sistemas multitarefa e tudo mais.

Sistema Batch

O sistema batch foi um dos primeiros sistemas, ele funcionava a partir de cartões furados. Que mais para frente começou a usar discos ou fitas e tudo mais.

Seu funcionamento era feito da seguinte forma: os programadores inseriam cartões que passavam por um leitor e enviava para o processador, enquanto ele estava processando, a parte responsável pela leitura já estava lendo o próximo programa. Assim, o problema de ter um processador ocioso era facilmente resolvido.

A principal característica desse sistema é a de não exigir interação do usuário com a aplicação. Todas as entradas e saídas de dados são implementadas por uma memória secundária. Os programas que eram executados nesse tipo de sistema eram os de cálculo numérico, compilações, ordenações, backups e tudo mais que o usuário não precisa interagir.

Atualmente os Sistemas Operacionais, simulam o processo batch.

Sistemas de Tempo Compartilhado

Os sistemas de tempo compartilhado, faziam com que o processamento fosse dividido em tempos, assim, cada processo pegava uma fatia do tempo livre, caso não houvesse uma fatia de tamanho suficiente para ele ou caso a que ele esteja usando não seja o suficiente, ele vai entrar em "stand by" até que liberem espaço de tempo para ele.

Esses sistemas geralmente permitem que o usuário interaja com ele através de terminais que incluem vídeo, teclado e mouse. Esses sistemas permitem que você se comunique com o processador usando comandos, assim sendo possível ver os arquivos armazenados no disco ou cancelar a execução de um programa.

Como é um sistema que geralmente responde em poucos segundos a maioria dos comandos e a todas as outras requisições, esses sistemas são conhecidos como sistema "on-line".

A maioria das aplicações comerciais usam esse tipo de sistema por conta do tempo de resposta razoável e custo baixo.

Sistemas de Tempo Real

Esses sistemas funcionam de forma semelhante aos de tempo compartilhado, com uma principal diferença que é a de que o tempo exigido pelos processos, nesse sistema é rígido e não pode variar, ao contrário dos sistemas de tempo compartilhado.

Nesses sistemas não existe o conceito de fatia de tempo, o processo vai usar o processador o tempo que for, ou até a aplicação definir que existe outra aplicação com maior prioridade, assim trocando de processo no processador.

Esses sistemas são geralmente aplicados em coisas como controle de processos, monitoramento de refinarias, controle de tráfego aéreo, etc. Em resumo, sistemas em que o tempo de processamento é um fator crucial para o bom funcionamento.

No próximo post irei falar um pouco sobre os sistemas com múltiplos processadores.

Top comments (0)

🌚 Friends don't let friends browse without dark mode.

Sorry, it's true.