DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for Arquitetura de Sistemas Operacionais #3
Thomas Lincoln
Thomas Lincoln

Posted on

Arquitetura de Sistemas Operacionais #3

E agora para finalizar a história dos Sistemas Operacionais do livro, vamos para os anos 1980 e 1990, depois disso o livro apenas faz especulações, mesmo que algumas tenha realmente acontecido, eu prefiro falar apenas sobre os assuntos que o livro dá uma afirmação.

Década de 1980

Nos anos 80 foi dada a largada para os PC's, graças a IBM, que criou a filosofia de computadores pessoais. O primeiro computador usava o processador da Intel e um sistema operacional da Microsoft.

Os sistemas que dominavam os mini e superminicomputadores, eram os sistemas multiusuários, com destaque para os baseados em Unix. Nessa época foram feitas várias melhores, com destaque para o protocolo de rede TCP/IP que é usado até hoje.

Com a evolução dos microprocessadores, principalmente os da Intel. Surgem os primeiros SO's comerciais com interface gráfica, como o Microsoft Windows e OS/2.

Os softwares de redes passam a ser fortemente ligados aos sistemas operacionais, dando origem ao SO de rede, com destaque para o Novell Netware e o Microsoft LAN Manager.

Década de 1990

Nessa época tivemos uma evolução enorme nas áreas de hardware, software e telecomunicação. O que gerou uma abertura para as aplicações evoluírem, que cada vez mais precisavam de mais armazenamento e processamento, o que ocorre até nos dias atuais.

Por conta das evoluções da internet, o TCP/IP criado na década passada passou a ser um padrão de mercado. E como a internet cresceu de forma exponencial, fez com que coisas como segurança e problema de gerenciamento/desempenho se tornassem fatores relevantes e preocupantes na hora de se desenvolver um SO integrado a rede.

A arquitetura de cliente/servidor, que antes só era aplicada em redes locais, teve um aumento de escala e passou a ser usada na internet e é assim que você consegue acessar qualquer informação independente do lugar que você esteja. E com isso surgiram várias coisas que temos hoje em dia, como: servidores web, correio e servidores de banco de dados.

Foi nessa década que os SO's baseados em interfaces gráficas pegaram de verdade e se tornaram consolidados. Em 1991 o Linux surge, o SO que é atualmente usado em diversas áreas comerciais e acadêmicos.

E nessa década ocorreu a popularização dos softwares de uso livre. Como SO's que é o caso do LINUX, banco de dados como (MySQL), servidores web (Apache), etc.

Top comments (0)

Take a look at this:

Settings

Go to your customization settings to nudge your home feed to show content more relevant to your developer experience level. 🛠