DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for Arquitetura de Sistemas Operacionais #4
Thomas Lincoln
Thomas Lincoln

Posted on

Arquitetura de Sistemas Operacionais #4

Hoje iremos começar a falar dos tipos de sistemas operacionais. Vamos primeiro ver uma arvorezinha mostrando as versões do sistema.

Mapa mental dos tipos de sistema

Alguns desses sistemas tem divisões, então vamos com calma, vou primeiro explicar a diferença entre os sistemas monotarefa e multitarefa.

Sistemas Monoprogramáveis ou Monotarefa

Esses eram os primeiros sistemas operacionais, eles surgiram entre 1960 e 1970, eram feitos para executarem apenas um processo por vez (o que deu origem ao seu nome), não era possível pedir para o programa executar outro processo enquanto o atual não fosse finalizado totalmente.

Assim, o processador ficava ocioso enquanto aguardava alguma entrada ou saída finalizar, ocasionando num problema de mau uso de processamento.

Sistemas Multiprogramáveis ou Multitarefa.

Nesse tipo de sistema, os recursos são compartilhados, não sendo mais um sistema que fica ocioso enquanto um processo não é finalizado. Várias aplicações podem compartilhar o processador e a memória. Assim o SO se preocupa além de fazer o contato entre os componentes, se preocupa agora a gerir os recursos para controlar quem tem acesso ao que e quando do hardware.

A principal vantagem desse tipo de sistema é a redução de custos, visto que a é possível compartilhar recursos. Além disso, eles reduzem totalmente o tempo de execução das aplicações. Porém, uma desvantagem é que a sua implementação se torna muito mais complexa do que os sistemas monotarefa.

Também podemos dividir esse tipo de SO em dois grupos dependendo da quantidade de pessoas que o acessam, os dois grupos são: os sistemas monousuário e multiusuário.

Monousário são os sistemas em que o computador é acessado por apenas um usuário, geralmente é o caso de computadores pessoais e estações de trabalho, onde apenas um usuário interage com o sistema.

Multiusuário são os sistemas em que existem vários terminais e vários computadores podem compartilhar entre si os recursos de um mesmo computador central.

Além disso, há outra divisão entre os sistemas multitarefa que diz respeito a como suas aplicações são gerenciadas, sendo essas divisões o sistema batch, de tempo compartilhado ou tempo
real.

Mapa mental dos tipos de sistema Multitarefa

Os quais irei falar em um post futuro

Top comments (0)

Update Your DEV Experience Level:

Settings

Go to your customization settings to nudge your home feed to show content more relevant to your developer experience level. 🛠