loading...
Cover image for [PT-BR] Data Warehouse e alguns conceitos.

[PT-BR] Data Warehouse e alguns conceitos.

mgabrielacuenca profile image Maria Gabriela Cuenca ・2 min read

Dentro da área de Business Intelligence (BI), não temos apenas as ferramentas que auxiliam na montagem de relatórios e dashboards. Por trás disso, existe um processo que é feito, chamado de ETL (extrair, tratar e carregar) e nesse post será abordado dois conceitos desse processo: Tabela Fato e Tabela Dimensão, o que é, as diferenças e qual sua utilidade dentro da área de BI.

Antes de tudo, vamos entender o que é o Data Warehouse

Data Warehouse é um depósito de dados utilizado para armazenar informações detalhadas relativas a uma empresa. Serve para recolher e unificar os dados apenas em um ambiente, sem interferir na base de dados da empresa, para que facilite manter o histórico de informações e a padronização dos dados analisados, corrigindo erros e reestruturando para no final, apresentar um modelo organizado para a análise. As Dimensões e Fatos são alguns dos elementos presentes na estrutura do DW.

Tabela Fato

A Tabela Fato é a principal tabela no Data Warehouse e a partir dela será gerado as tabelas dimensões. A tabela fato armazena o que ocorreu, por conta disso ela possui esse nome, porque é o fato ocorrido. A tabela fato está sempre ligada a duas ou mais dimensões, não existe tabela fato com menos de duas dimensões. As medições, o histórico de informações contendo longo período de tempo, ficam depositadas na Fato.

Tabela Dimensão

As tabelas dimensões têm as características de um evento. Através dela podemos analisar os dados sob várias perspectivas. Por exemplo, podemos ter Dimensões como Produto, Região e Tempo em um DW.

As Dimensões e Fatos são dependentes entre si. No modelo dimensional é obrigatório existir ambas tabelas. Sem uma dessas tabelas, a análise das informações ficam comprometidas no modelo dimensional, ou até mesmo inviabilizadas.

É isso aí gente, no próximo post abordarei sobre a Modelagem Dimensional :)

Posted on by:

mgabrielacuenca profile

Maria Gabriela Cuenca

@mgabrielacuenca

DBA e Analista de Dados, também desenvolvo uns dashboards

Discussion

markdown guide
 

Oi Maria Gabriela, tudo bem?

Primeiramente, parabéns pelo artigo.

Mas fiquei com uma dúvida. Você disse que uma Tabela de Fato não pode ter apenas uma dimensão. Porém, eu não poderia ter uma Fato apenas com a dimensão tempo? Não existe a possibilidade da empresa querer analidar algum indicador apenas por tempo?

Aguardo o seu retorno.

 

Oi Carlos, muito obrigada pelo feedback. Em relação a sua dúvida, a empresa pode ter uma dimensão tempo relacionada a uma ou mais tabelas fatos e a dimensão tempo pode estar relacionada a um ou mais cubos(irei abordar sobre isso em outro artigo) também.

Espero ter sanado sua dúvida :D

 

Excelente artigo! Direto ao ponto! Sou seu fã =)