Assim que eu comecei a trabalhar com infraestrutura, o meu primeiro post foi sobre o Gerenciador de Banco de Dados DBeaver. Apresentei a ferramenta e algumas funcionalidades básicas de todo gerenciador. Para ler o post clique aqui.
Nesse artigo, irei mostrar algumas funcionalidades que encontrei conforme fui utilizando. Espero que gostem!
Autocomplete
O DBeaver possui a função de autocomplete configurada, ao digitar o comando ou o nome de uma tabela.
Também mostra os dados da tabela ao passar o ponteiro do mouse sobre o nome.
E se usar o autocomplete ao digitar o nome da tabela, automaticamente é criado o apelido da tabela.
Metadados
Aqui, estamos nos referindo a dados sobre as tabelas, views, colunas, indexes, procedures, triggers, entidades de armazenamento e entidades de segurança, como usuários e roles. No DBeaver, conseguimos visualizar essas informações fácil: clicando no botão direito sobre o nome da tabela ou selecionando e apertando F4.Isso ajuda bastante a entender a estrutura da tabela, quais são as chaves e as restrições de uma tabela.
Exportação de Dados
O DBeaver além de permitir ordenar os dados direto da tabela, filtrar elementos, também é possível realizar a exportação dos dados em pdf, texto, csv, json e etc. A exportação é simples: clicar com o botão direito sobre os registros e selecionar -Export data...- ou clicar no ícone de exportação.
Ao clicar sobre o ícone de exportação, iremos selecionar os parâmetros dos dados que iremos exportar. Além de escolher o formato, podemos escolher a quantidade de linhas que queremos exportar e a codificação (UTF-8, ANSI).
Por hoje é só. Até a próxima!
Top comments (6)
O único problema desse aplicativo é a demora de retorno de dados da conexão como tabelas, dados, metadados, etc. Por outro lado é um ótimo software que serve para conectar nos principais bancos de dados do mercado.
Legal! Além disso ele possui uma boa gama de extensões que aumentam suas funcionalidades e podem ser instaladas através da própria interface. github.com/dbeaver/dbeaver/wiki/Op...
Excelente publicação.
Destaco 3 pontos fortes do dBeaver:
É uma ferramenta muito boa.
Nice!!! Me surpreendeu ver que o DBeaver exporta até para Markdown.
Excelente tutorial. Maria, você sabe como posso rodar um update e um alter table em uma conexão com varias databases?
Alguém sabe como exportar uma tabela de metadados no Dbeaver?