DEV Community

Cover image for Google usará IA para controlar semáforos no RJ
Camila Paixão
Camila Paixão

Posted on

Google usará IA para controlar semáforos no RJ

Na terça-feira (05/10) o Google anunciou uma série de produtos focados em sustentabilidade com o objetivo de ajudar os usuários a tomarem decisões ecologicamente corretas.

Algumas das novidades são:

  • Trazer dados sobre as emissões de carbono em voos nas buscas do Google Flights;
  • Na busca por hotéis será possível ver sobre seus esforços em sustentabilidade, desde redução de resíduos e medidas de conservação de água até se eles são certificados pelo Green Key ou EarthCheck;
  • Nos EUA, o Google Maps permitirá que você escolha uma rota com as menores emissões de carbono, se ainda não for a mais rápida;
  • Em breve será introduzida uma navegação mais leve do Google Maps para ciclistas, tornando mais simples encontrar bicicletas em mais de 300 cidades ao redor do mundo.

Parceria com a CET-Rio no sistema de semáforos

Junto com esse pacote de iniciativas também foi anunciado um projeto em parceria com a CET-Rio para estudar formas de otimizar o sistema de semáforos do Rio de Janeiro por meio de Inteligência Artificial, trazendo a possibilidade de melhorar o trânsito e ajudar na diminuição de emissão de carbono.

"Estamos animados em expandir esse piloto para o Rio de Janeiro e outras cidades", disse Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet.

Imagem de cruzamento com semáforos
Imagem: Blog Google Brasil

A ideia é captar dados a partir das condições do tráfego e o tempo gasto nos semáforos da cidade para treinar modelos de Machine Learning com o objetivo de tornar os semáforos mais eficientes, deixando as rotas mais ecológicas independente do tipo de carro. Atualmente já existe uma pesquisa piloto em Israel para prever as condições do tráfego e esta será expandida para outras cidades.

"Até agora estamos vendo uma redução de 10-20% no consumo de combustível e no tempo de atraso nos cruzamentos", disse Pichai.

Discussion (0)