DEV Community

Cover image for Google transforma Androids em detectores de terremotos
Camila Paixão
Camila Paixão

Posted on

Google transforma Androids em detectores de terremotos

A última atualização do Google Play Services, app nativo do Google, transformou os celulares Android em basicamente um sismógrafo.

O Google fez uma parceria com a Shake Alert, na Califórnia, que utiliza de uma rede com diversos sismógrafos para detectar terremotos e enviar alertas. Sendo assim, agora o Android irá receber alertas sobre terremotos e também enviará informações para a Shake Alert caso detecte algo.

Exemplo de como será o alerta

Mas como isso é possível?

Atualmente os celulares já possuem acelerômetro e o Google programou para que caso o acelerômetro detecte qualquer alteração, envie esses dados juntamente com a localização da pessoa para poder criar alertas.

Como evitam o falso positivo?

Através de uma rede enorme de voluntários e, claro, vários outros Androids! A partir dos dados vindos dos aparelhos, as informações são comparadas para que não haja falso positivo. Tudo isso extremamente rápido pois segundos fazem muita diferença!

Atualmente esse recurso só está disponível para Califórnia e passando por fases de melhorias, claro! O Google informou que ano que vem pretende lançar para mais países e estados.

Discussion (0)