Aprender a programar é como aprender um novo idioma: é preciso começar com os conceitos básicos para, então, avançar para estruturas mais complexas. É claro que podemos aprender um idioma e mesmo pronunciando ou escrevendo errado as pessoas poderão nos compreender, mas em programação isso não vai rolar.
Para quem está começando, o entendimento das estruturas condicionais, tipos de dados, funções e outras ferramentas fundamentais é essencial para conseguir construir programas funcionais e eficientes. Vai por mim, saber esse conteúdo mesmo que teóricamente vão fazer enorme diferença para conseguir seu primeiro emprego.
Assim, sendo importante que a pessoa tenha uma compreensão básica de lógica de programação. Isso inclui o entendimento dos conceitos de estruturas condicionais, como if-else, switch-case e loops, além de variáveis, tipos de dados, funções e outros conceitos fundamentais da programação, segue o que é essencial que você saiba e se possível tentar se aprofundar nesses conceitos.
Estruturas condicionais, como if-else e switch-case, permitem que o programa execute diferentes ações de acordo com certas condições. Por exemplo, se você estiver criando um programa para uma calculadora, poderia usar uma estrutura condicional para determinar qual operação matemática será executada, com base na entrada do usuário.
Os loops são outra ferramenta fundamental na programação, pois permitem que o programa repita uma ação várias vezes. Por exemplo, se você quiser criar um programa que exiba todos os números de 1 a 10, você poderia usar um loop para executar essa ação 10 vezes.
As variáveis e os tipos de dados são conceitos fundamentais da programação, pois permitem armazenar informações e executar operações com elas. Existem diferentes tipos de dados, como inteiros, números de ponto flutuante, caracteres e strings, e cada um tem sua própria finalidade. As variáveis, por sua vez, são usadas para armazenar valores que podem ser usados em diferentes partes do programa.
As funções são outra ferramenta importante na programação, pois permitem que o programa execute uma série de instruções de forma organizada e reutilizável. Por exemplo, se você tiver uma série de instruções que precisam ser executadas várias vezes em diferentes partes do programa, você poderia criar uma função para realizar essas instruções.
Para praticar esses conceitos, existem diversas plataformas online que oferecem recursos para programação, como exercícios e projetos para praticar. Algumas das plataformas mais populares incluem:
Algumas dicas de plataformas que oferecem cursos interativos para aprender a programar em diferentes linguagens, incluindo Python, JavaScript e Ruby.
Codecademy
Project Euler: oferece problemas matemáticos que podem ser resolvidos usando a programação, em várias linguagens.
Lembre-se de que a prática é fundamental para aprender a programar, então não tenha medo de experimentar e tentar diferentes abordagens para resolver problemas. Com o tempo, você desenvolverá sua habilidade de programação e estará pronto para enfrentar projetos mais complexos.
Para isso eu tenho indicado o Replit que é uma plataforma que permite que os usuários criem projetos online e escrevam códigos.
Top comments (1)
Well-documented!