loading...
Cover image for Top Trends Tecnologias em Desenvolvimento Web para 2020!
Microsoft Azure

Top Trends Tecnologias em Desenvolvimento Web para 2020!

glaucia86 profile image Glaucia Lemos ・9 min read

marvin-meyer-SYTO3xs06f-U-unsplash.jpg

Essa é a segunda e última parte da série: O que aprender em 2020?. Para quem ainda não leu a primeira parte, podem conferir AQUI

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre tendências de Tecnologias para Desenvolvimento Web durante esse ano de 2020! Pois sabemos que todos os anos novos frameworks surgem e conceitos de programação também.

Esse artigo ele é baseado no famoso roadmap criado pelo desenvolvedor Kamran Ahmed, que nos mostra certos direcionamentos em que devemos estudar para seguir como: Back-End ou Front-End. Para quem não conhece o site dele com esses roadmaps, podem conferir: AQUI.

Novamente: artigo baseado em tendências. Não que isso possa ser cumprido durante esse ano. Por isso, vamos observar durante esse ano! E outro ponto: o meu foco nesse artigo será em tecnologias Web!

Vamos lá?!

HTML, CSS & JavaScript

Sim! Esse grande tríade da Web ainda é necessário para todos(as) e fundamental para desenvolvimento de aplicações para Web. Assim sendo, pode passar ano a ano o HTML, CSS e JavaScript continuarão como itens muito importantes para o Desenvolvimento Web. Por isso, faz parte dessa lista!

E caso, queiram aprender mais sobre HTML, CSS e JavaScript, deixarei aqui recursos e links que poderão ajudar a todos:

1. HTML
2. CSS
3. JavaScript

Frameworks JavaScript

Esse é um tema polêmico, pois tem gente que não sabe qual começar e tivemos uma live no meu canal, ano passado, falando justamente sobre isso e foi sensacional. E ainda mais com pessoas referências na Comunidade Técnica no Brasil: Loiane Groner, Will Oliveira, Tulio Faria, Igor Halfeld e Marco Bruno. Para aqueles que não viram, fica a dica: Webinar - Vue vs React vs Angular - Qual Escolher?!

Não tem como dizer que framework X é melhor que Y e que Z é melhor que Y. Vai depender de cada contexto de cada projeto. Mas, isso é um tema para o Webinar acima! ;)

Angular, Vue e React continuam como grandes tendências! Mas, tem um que vem ganhando os corações de vários desenvolvedores(as) em todo o planeta: Svelte!

Para quem deseja aprender um pouco mais sobre cada um desses frameworks, segue os links abaixo:

1. Angular
2. React
3. Vue
4. Svelte

Ferramentas & IDE's

Outro ponto que para nós pessoas desenvolvedoras, fazemos uso diariamente: terminais e IDE's. E quais são as Ferramentas e IDE's que serão tendências nesse ano de 2020 no Desenvolvimento Web?

São eles:

1. Visual Studio Code
2. Novo Terminal do Windows
3. WSL (Windows Subsystem Linux)
4. Git
5. GitHub

Falando em Vs Code e WSL, aguardem que em muito em breve estarei estarei escrevendo um artigo sobre WSL e esse ano no meu Canal do Youtube estarei fazendo uma série de vídeos sobre Visual Studio Code! Assim que, assinem o canal e ativem o sininho para receberem as notificações!

Mas, vamos lá! Pois a lista continua!

TypeScript

Muitos podem não gostar, mas não podemos negar que TypeScript é fundamental para o desenvolvimento Web e por isso está na lista do Top Trends para 2020!

E falando de TypeScript também, nesse ano estarei fazendo reboot de vídeos de TypeScript no meu canal no Youtube. Também, aguardem!

Aqui temos alguns recursos importantes para aprender mais sobre TypeScript:

TypeScript

Server Side

Trabalhando com desenvolvimento web se faz necessário ter um server side para que possamos executar as nossas aplicações web no lado do servidor. E quais são as tendências para 2020?

São eles:

1. Node.js
2. Nest
3. Nuxt.js
4. Next.js

E vamos concluir essa lista com alguns itens adicionais! Vamos lá!

Itens adicionais

Para que esse artigo não fique longo demais, resolvi incluir essa última parte da lista com itens que às vezes, nós pessoas desenvolvedoras, acabamos nos esquecendo mas que se tornam muito importantes para todos nós sabermos no dia de hoje! Incluso Computação em Nuvem!

Aqui vão algumas delas:

1. Cloud Computing
2. Serverless
3. NoSQL
4. GraphQL

Palavras Finais

Com certeza deixei de lado muitas outras tecnologias. Até porque se eu citar todos eles aqui, essa lista não vai ter fim. Isso não quer dizer que vocês precisam saber todas elas para ser expert. Não! Não mesmo! Aqui só quero mostrar tendências de tecnologias web que devemos ficar de olhos abertos!

E aí? Alguma tecnologia que eu esqueci de colocar aqui e não mencionei?! Deixem nos comentários abaixo e dão vários ❤️❤️ aqui no dev.to e fiquem ligados nos próximos artigos escritos aqui pois durante esse ano, vai vir muita coisa legal.

Ah! Já estava me esquecendo... estou fazendo live coding de segunda a sexta no Twitch e no Youtube com uma nova série chamada: Aprendendo Front-End com 9 Projetos, a qual nos próximos 100 dias estarei desenvolvendo 9 projetos Front-End (Vue, Angular, React, Svelte, Nest...) enfim... se desejarem saber mais informações sobre essa nova série, bastam clicar: AQUI

E para ficarem por dentro de várias outras novidades, não deixem de me seguir lá no twitter!

Twitter

Nos vemos! Até a próxima série pessoal! 😍

Discussion

pic
Editor guide
Collapse
muhimen123 profile image
Muhimen

What language is this? Spanish?

Collapse
glaucia86 profile image
Collapse
felipperegazio profile image
Felippe Regazio

Muito bacana seu post Glaucia! Eu to bastante empolgado com essa aqui:

dotnet.microsoft.com/apps/aspnet/w...

Collapse
glaucia86 profile image
Glaucia Lemos Author

Pois é! Blazor vem trazendo uma nova forma de criar aplicações WEB para quem usa C# :)