Algo que preciso dizer antes de qualquer coisa é que não há ninguém melhor pra falar sobre o "pseudo-scrum" do que alguém que viveu isso na pele.
Se você não sabe o que é o "pseudo-scrum" não se preocupe, continue a leitura e você descobrirá. Então sem demora vamos ao que interessa.
"Pseudo" - De teor falso; cujo conteĂşdo nĂŁo corresponde Ă realidade.
"Scrum" - uma metodologia usada para a gestão dinâmica de projetos, sendo muitas vezes aplicada para o desenvolvimento ágil de um software. O scrum é uma ferramenta que permite controlar de forma eficaz e eficiente o trabalho, potencializando as equipes que trabalham em prol de um objetivo em comum.
Tendo isso em mente, meu objetivo nesse post é alertar as pessoas para que fujam do pseudo-scrum, um Scrum falso que de possui uma áurea de ágil mas que na verdade é mais um método industrial com nomes bonitos.
Vou contar minha experiĂŞncia com esse tipo de armadilha.
Sou formado no curso de "Sistemas para internet" pela Universidade Luterana e consegui uma oportunidade de trabalho em uma grande empresa da regiĂŁo. Nesse lugar tinha um setor que administrava o sistema de toda a fábrica, lá que comecei a aprender mais sobre o Scrum. Do dia para noite a liderança começou a dizer que iriamos passar a adotar um novo modelo de trabalho, o Scrum. Que seria algo fantástico, algo novo que revolucionaria a forma que trabalhávamos, eu fiquei muito animado pois pelo que prometiam parecia mesmo ser bom para nĂłs desenvolvedores. PorĂ©m com o passar do tempo descobri que tinha caĂdo numa grande armadilha. Basta ler qualquer livro ou artigo sobre o Scrum que qualquer um irá perceber que o que vivĂamos lá estava bem distante do Scrum.
Éramos um time pequeno, tĂnhamos que fazer muito alĂ©m de nossa função de desenvolvimento, tĂnhamos que fazer análise, desenvolver, fazer o deploy nos 3 ambientes (Dev, UAT, Produção) alĂ©m de atender chamados e fazer intervenções no banco de dados.
NĂŁo obstante a isso tĂnhamos daily uma vez por semana rs, isso mesmo nĂŁo era daily era weekly.
NĂŁo tĂnhamos liberdade para desenvolver, recebĂamos algumas informações mal feitas do "arquiteto" que era sĂł um dev com um pouco mais de experiĂŞncia que nĂłs e tĂnhamos que fazer exatamente como ele queria se fizĂ©ssemos assim Ă©ramos bonificados com um belo "tudo certo", se nĂŁo Ă©ramos duramente castigados com broncas e castigos, isso mesmo Ă©ramos rebaixados na equipe como se fosse possĂvel ser ainda mais rebaixado em um ambiente desses.
Outro fator que me deixava muito desanimado era o fato que nĂŁo podĂamos opinar na forma de que o processo era realizado, eu tinha tantas ideias para melhorar a forma como trabalhávamos mas nada era aceito, quando dava uma opiniĂŁo, ao invĂ©s de ouvir um argumento para explicar o motivo dele nĂŁo ser válido, o que eu ouvia era o seguinte: "Olha, a gente definiu um processo e ele tem que ser seguido". Em fim isso nĂŁo Ă© Scrum, isso Ă© o contrário do que o Scrum aconselha a fazer!
Em uma equipe ágil que segue os princĂpios do Scrum tudo acontece com participação de todos, nĂŁo há uma hierarquia justamente para que todos possam dar a sua opiniĂŁo e toda a equipe ser beneficiada.
O processo de desenvolvimento é feito com a colaboração de todos e está sujeito a mudanças a qualquer momento.
É claro que em qualquer empresa há sempre um gerente, um head, mas eles nĂŁo interferem de forma direta na equipe, esse Ă© o papel do Scrum Master, do PO, do Agile... Enfim um lugar onde existe um "chefe" ditando regras está bem longe do Scrum, Ă© sĂł mais um lugar que utiliza um mĂ©todo industrial fordista ou qualquer outro para manter os funcionários como meras peças substituĂveis e nĂŁo como os profissionais que de fato o sĂŁo. E se vocĂŞ nĂŁo quer perder seu tempo, seu dinheiro e sua sanidade, vocĂŞ deveria fugir desses lugares.
Aqui vĂŁo algumas dicas de como nĂŁo ser pego em uma armadilha do "pseudo-scrum".
1 - Se você já trabalha em um ambiente onde o "pseudo-scrum" é praticado:
- Tente conversar com seu lĂder, mas antes disso leia bastante conteĂşdo sobre o tema, junte argumentos, vocĂŞ pode fazer atĂ© uma lista com os tĂłpicos, tente reverter essa situação, se caso sua sugestĂŁo de melhoria baseada em argumentos for mal recebida, talvez seja o momento de vocĂŞ considerar sair da empresa e procurar alguma que se enquadre nos princĂpios do Scrum.
2 - Se você está buscando uma nova oportunidade de emprego:
Busque informações sobre a empresa previamente, muitas empresas expõem em seus sites seus valores e algumas de suas metodologias, você também pode de maneira educada e discreta perguntar durante a entrevista se a empresa adotou o Scrum e qual a importância que ela dá para o mesmo.
3 - Se a sua empresa já adota o Scrum e o segue de maneira correta:
- Mesmo que a empresa onde você trabalha já segue o Scrum da maneira correta, há sempre algo a melhorar, por isso não existe em buscar mais informações sobre o Scrum através de bons livros e artigos e sempre sugira pontos de melhorias a sua equipe.
Espero que de alguma forma eu possa ter ajudado mais pessoas com minha experiĂŞncia no assunto.
Alguns livros que recomendo sobre o Scrum:
Scrum - Um Guia de Bolso: Um companheiro de viagem inteligente
Scrum essencial: um guia prático para o mais popular processo ágil
SCRUM: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo
Photo by Hiroshi Kimura on Unsplash
Latest comments (0)