DEV Community

Cover image for Minhas impressões sobre o livro: "14 Hábitos de desenvolvedores altamente produtivos"
Assis Zang
Assis Zang

Posted on • Updated on

Minhas impressões sobre o livro: "14 Hábitos de desenvolvedores altamente produtivos"

Hoje terminei a leitura do livro “14 Hábitos de desenvolvedores altamente produtivos” do programador brasileiro Zeno Rocha traduzido por Caroline Moreschi que está disponível em formato ebook e impresso na Amazon.

Confesso que fiquei um pouco assustado com o título do livro, é claro que todo desenvolvedor almeja ser altamente produtivo, porém esse já tem se tornado um jargão quando o assunto é livro sobre sucesso profissional. Mas como não se julga um livro pelo título, resolvi dar uma chance e para minha surpresa fiquei muito impressionado com seu conteúdo.

Podemos dizer que o livro se trata de um compilado de opiniões sobre grandes desenvolvedores ao redor do mundo, contando com pessoas da Google, Yahoo, Amazon, Github, além de trazer a vivência do autor e as dicas com os hábitos direcionados aos programadores.

A verdade é que apesar de cada capítulo tratar de um hábito, ele não se refere somente a isso, como se fosse uma receita de bolo, ele vai muito além trazendo vivências do autor mesclados com uma boa dose de inspiração e mensagens de incentivo e bom senso. Mas sem dúvida o ponto alto do livro são as entrevistas que Zeno fez com os mais diversos programadores de sucesso ao redor do mundo, ele faz uma pergunta a eles com base no capítulo do livro, e traz a opinião de cada um desses programadores a respeito do assunto, por fim faz uma breve avaliação e dá dicas de qual seria a melhor maneira de encarar cada tema debatido.

O livro também traz sessões de to-do, para o leitor exercitar aquilo que acabou de aprender, além de links úteis sobre o assunto, o que faz com que a leitura não se torne monótona e se restrinja somente ao conteúdo passado nos parágrafos do livro.
Posso dizer que é uma leitura dinâmica, sem enrolação e que compartilha da opinião de várias pessoas especialistas no desenvolvimento de software, isso faz com que você veja que, mesmo pessoas que hoje ocupam as mais importantes funções nas maiores empresas do ramo de software algum dia já passaram ou ainda passam pelos mesmos problemas e dificuldades que você e como eles lidam com isso e isso para mim amplia muito os nossos horizontes, pois percebemos que todos os obstáculos que permeiam nossa área podem ser vencidos se adotarmos alguns hábitos que alguns programadores altamente produtivos adotaram.

Bem essa é a minha impressão sobre o livro, eu recomendo muito para qualquer tipo de programador e também para outras profissões pois muitas dicas são genéricas e não se restringem somente a área de desenvolvimento de sistemas.

Photo by Giovanna Gomes on Unsplash

Discussion (0)