DEV Community

loading...
WoMakersCode

Observabilidade para o Kubernetes com o Metricbeat

thebeaoliveira profile image Beatriz Oliveira Updated on ・3 min read

O que é o Kubernetes (K8s)?

É uma plataforma Open Source, criada por engenheiros da Google, que foi lançada em 2014. Através dela, é possível fazer a criação, escalonamento e gerenciamento de aplicações em containers. O K8s usa o Docker para criar os containers nos nodes que compõem o cluster.

O Kubernetes é amplamente utilizado no mercado de tecnologia por grandes empresas como Spotify, Adidas e IBM por exemplo.

Porque K8s?

O K8s é um "trocadilho" com o nome K+ 8 letras + s, que juntas formam a palavra Kubernetes :)

Porque monitorar o Kubernetes?

Como foi citado anteriormente, o Kubernetes é muito utilizado por grandes empresas e vem crescendo muito ao longo dos anos a quantidade de organizações que utilizam essa ferramenta como um meio de provisonar uma infra para suas aplicações, por isso, quanto maior o uso, maior a necessidade de ter visāo de como tudo funciona, para evitar que você fique sem a visibilidade de problemas que podem impactar a sua aplicaçāo e consequentemente o seu usuário.

Como monitorar o Kubernetes utilizando o Metricbeat?

O Metricbeat é um agente da Elastic que tem como principal funçāo, coletar métricas e enviar elas para o Elasticsearch. É possível utilizar o Metricbeat para coletar métricas de vários tipos de aplicações, pois ele possui diversos módulos, incluindo um para o Kubernetes.
De acordo com a documentaçāo oficial da Elastic, é possível coletar métricas dos principais componentes do Kubernetes:

Passo a passo

Para executar os passos abaixo, é necessário que você já tenha instalado e configurado um ambiente com o Elastic Stack (Elasticsearch e Kibana) e um com o Kubernetes. Esse lab é voltado para ser executado no SO CentOS.

1: Faça o download do Metricbeat para CentOS, utilizando o comando:
curl -L -O https://artifacts.elastic.co/downloads/beats/metricbeat/metricbeat-7.2.0-x86_64.rpm

2: Instale o Metricbeat com o comando: sudo rpm -vi metricbeat-7.2.0-x86_64.rpm

3: Edite o arquivo de configuração, que fica no diretório /etc/metricbeat/metricbeat.yml e insira as seguintes informações:

output.elasticsearch:
hosts: ["endpont_do_elasticsearch:9200"]
setup.kibana:
host: "<endpoint_do_kibana>"

4: Durante o processo de instalação, habilite o módulo do Kubernetes utilizando o comando: sudo metricbeat modules enable kubernetes

5: Use o comando de setup para subir os dashboards com as métricas pré definidas do metricbeat para cada módulo, incluindo o kubernetes: sudo metricbeat setup

Depois de instalar e configurar o módulo do Kubernetes, você terá métricas similares a do exemplo abaixo:

Alt Text

Para obter mais informações sobre esse módulo do Metricbeat, acesse a documentação oficial.

Discussion (0)

pic
Editor guide