DEV Community

Beatriz Oliveira for WoMakersCode

Posted on

Introduçāo ao Rancher

O que é o Rancher?

O Rancher é uma ferramenta opensource que serve para administrar uma infraestrutura de docker. Pelo fato dele ser opensource, é possível contribuir com o código, abrir issues ou até mesmo sugerir novas features no GitHub do projeto.

Utilizo ele em produçāo, na versāo 2.3.2 e falo com tranquilidade que ele é muito confiável para ser utilizado de maneira gratuita, pois existe uma boa documentaçāo sobre o projeto e também alguns fóruns onde eu geralmente tiro dúvidas.

Principais componentes do Rancher

Administraçāo pela UI (User Interface): Você pode administrar todo o seu ambiente através da interface dele que é muito simples e intuitiva, como mostra a imagem abaixo.

Alt Text

Ambientes segmentados: Através do Rancher é possível criar diversos ambientes para os seus serviços. Em todos os seus ambientes, você vai ter nodes próprios para cada ambiente. Você pode utilizar essa funcionalidade para criar e separar seus ambientes de homologaçāo e produçāo, por exemplo.

Catálogo: O Rancher possuo um catálogo com inúmeras ferramentas prontas para serem instaladas no seu ambiente de maneira rápida, como por exemplo: Wordpress, Github, ELK, Grafana, Redis, RabbitMQ, MariaDB, MongoDB, entre outras.

Alt Text

Autenticaçāo: Você pode configurar o controle de acesso ao Rancher através de várias ferramentas, como: Windows AD, Azure AD, GitHub, Ping, Keycloak, AD FS, Okta, FreelPA, OpenLDAP e Google.
Além disso, você também pode utilizar o próprio sistema de controle de acessos do rancher, que possibilita que você segregue os níveis de acesso de acordo com as permissões e regras de cada usuário.

Alt Text

Seleçāo de orquestradores: Quando você cria um ambiente, tem a opçāo de selecionar o orquestrador que o Rancher deverá utilizar, podendo ser o Kubernetes, Mesos, Docker Swarm ou o Cattle que é o orquestrador nativo do Rancher e inclusive foi o primeiro a ser lançado como opçāo de orquestrador quando saiu a versāo beta do Rancher.

Criaçāo de infraestruturas híbridas: Você pode adicionar no seu cluster, hosts que estāo em clouds como AWS, Digital Ocean ou Azure, bem como hosts que estāo em qualquer datacenter On-Premisses.

Serviços: Um serviço pode ser 1 ou vários containeres no Rancher.

Acesso ao container pela interface gráfica Você pode acessar qualquer um dos seus containers através da interface gráfica e também tem acesso aos logs do container, através da funcionalidade View Logs dentro de cada pod.

Alt Text

Fácil integraçāo com o Prometheus e Grafana: É possível adicionar uma monitoraçāo muito efetiva e ter vários dashboards e métricas através dessa configuraçāo, o ponto negativo é que dependendo do volume de logs que você decidir armazenar, o seu espaço em disco pode ficar sobrecarregado muito rápido, por isso recomendo que você teste bem essa funcionalidade antes de realmente colocar em produçāo, focando principalmente na volumetria de logs.

Alt Text

Como começar a utilizar?

  1. Para iniciar o seu lab, você precisará ter um host linux com pelo menos 4GB de memória.

  2. Em seguida, você precisará ter o docker, para instalar no Ubuntu, utilize o comando abaixo: 
    sudo apt-get install docker.io

  3. Depois de instalar, dê um start no serviço do Docker:
    systemctl start docker

  4. Em seguida, instale o Rancher:
    sudo docker run -d - restart=unless-stopped -p 80:80 -p 443:443 rancher/rancher

  5. Para acessar o Rancher, insira o ip do host onde o Rancher está instalado com a porta 80 no seu navegador e você já terá acesso a ele e todas as suas configurações.

Alt Text

Para obter mais informações sobre o projeto, acesse a documentaçāo oficial da ferramenta.

Discussion (0)