DEV Community

Cover image for O que é o Terminal?
ダニエリ for WoMakersCode

Posted on

O que é o Terminal?

Para entender o que é um Terminal (a famosa Tela Preta), precisamos voltar um pouco no tempo; quando os Sistemas Operacionais dos computadores não dispunham de uma interface gráfica, apenas de interface de texto.

Antigamente, a entrada de dados de um computador era feita através de um Terminal (ver imagens abaixo) que era composto apenas de um monitor e um teclado, que eram ligados a outra máquina mais robusta, onde os dados seriam processados.

exemplos de terminais

Era através dessa máquina conhecida como Terminal que se tinha acesso ao sistema dos computadores e suas funcionalidades (como fazemos hoje com o mouse).

Então, caso a pessoa quisesse navegar nos diretórios (pastas) atrás de um arquivo, ao invés de usar o mouse e ir clicando nas pastas, isso era feito com comandos em texto, digitados, que fariam exatamente o mesmo.

Quando usamos o que chamamos de Terminal nos dias de hoje, na verdade estamos executando um programa que simula essa máquina mais simples de antigamente.

Existem vários programas que emulam um Terminal. Geralmente, os Sistemas Operacionais já vêm com algum, mas nada impede que a usuária possa instalar e usar outro de sua preferência.

exemplo de um programa que simula um terminal

É possível fazer, no Sistema Operacional, através do Terminal, tudo o que seria feito pela Interface Gráfica (e até um pouco mais). Inclusive algumas tarefas do dia a dia vão se tornando mais práticas e rápidas de se executar pelo Terminal do que pela Interface Gráfica, se a usuária já tiver um certo domínio dos comandos.

Se faz importante conhecer, pelo menos, o básico dos comandos de Terminal para o caso da desenvolvedora precisar algum dia lidar com servidores (que dificilmente possuem uma Interface Gráfica).

O Terminal também é conhecido pelos nomes Console, Prompt de Comando ou CLI, do inglês command-line interface (interface de linha de comando).

Discussion (0)