DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Uriel dos Santos Souza
Uriel dos Santos Souza

Posted on

SPA, MPA, SSR, CSR

MPA - multi page application: um aplicativo tradicional onde cada interação recebe um tratamento de solicitação-espera-resposta-espera e a página é totalmente recarregada a cada clique.

SPA - aplicativo de página única: a página carrega uma vez, o HTML é enviado ao cliente e o JavaScript entra em ação para toda interação futura e atualização da interface do usuário.

SSR - renderização do lado do servidor: o servidor renderiza a página e retorna HTML totalmente compilado.

CSR - renderização do lado do cliente: o servidor retorna HTML (quase) vazio e JavaScript renderiza a página no lado do cliente

SSG - Static Site Generation: também conhecido como pré-renderização, é outra técnica popular para construir sites rápidos. Se os dados necessários para renderizar uma página pelo servidor forem os mesmos para todos os usuários, em vez de renderizar a página toda vez que uma solicitação for recebida, podemos renderizá-la apenas uma vez, antecipadamente, durante o processo de compilação. As páginas pré-renderizadas são geradas e servidas como arquivos HTML estáticos.

Alguns frameworks e o que eles suportam.

React: SPA, NextJs suportam SSR — SSG e GastbyJs, react -static para SSG.

Vue: SPA, NustJs suporta SSR — SSG e Gridsome, vuepress para SSG.

Angular: SPA, Angular Universal suporta SSR e scully para SSG.

Wordpress: MPA e SPA.
Joomla: MPA

Top comments (0)

DEV

Thank you.

 
Thanks for visiting DEV, we’ve worked really hard to cultivate this great community and would love to have you join us. If you’d like to create an account, you can sign up here.