loading...

O que é Blockchain? Para que serve e como funciona?

shadowlik profile image Henrique Marques Fernandes Originally published at marquesfernandes.com on ・5 min read

Com a popularização das criptomoedas, como o Bitcoin, uma outra tecnologia vem ficando cada vez mais em evidência, o Blockchain. Mas afinal, o que é isso? Como funciona? E quais são suas aplicações? Essas são algumas das primeiras perguntas que me fazem, ao final desse artigo vamos entender os conceitos básicos do blockchain e também o que o blockchain não é.

História do Blockchain

Antes de mais nada precisamos entender em qual contexto o blockchain foi criado.

O primeiro blockchain foi conceitualizado por uma pessoa (ou grupo de pessoas) conhecida como Satoshi Nakamoto em 2008, ninguém sabe ao certo quem é ou são os verdadeiros donos desse pseudônimo. Nakamoto melhorou o design de conceitos já existente de transações em bloco de uma maneira importante, usando um método já conhecido para marcar os blocos de data e hora sem exigir que eles fossem assinados por uma parte confiável e apresentassem um parâmetro de dificuldade para estabilizar a taxa com a qual os blocos são adicionados à cadeia. Esse design foi implementado por Nakamoto como um componente principal da criptmoeda bitcoin.

Embora originalmente a ideia tenha sido implementada para as criptomoedas, em específico o bitcoin, veremos que atualmente o blockchain tem diversos usos e muito potencial para modernizar diversas burocracias que conhecemos.

Entendendo o Blockchain

Blockchain é uma série de registros imutáveis de dados com registros de data e hora, gerenciados por um grupo de computadores que não possuem um controle centralizado. Cada bloco de dado (blocks – blocos) é protegido e conectado ao outro usando criptografia (chain – corrente).

A rede não possui uma autoridade central, tornando-a em um sistema democratizado. Imagine ela como um livro compartilhado e imutável, todas as informações estão abertas para que todos os participantes e todos possam ver e participar das decisões.

O blockchain é basicamente uma maneira engenhosa, porém simples, de passar informações do ponto A para o B, totalmente automatizado e seguro. Imagine o seguinte cenário: Uma pessoa deseja alugar um apartamento, para isso ela precisa autenticar sua assinatura e também precisa de testemunhas

Uma ponta da cadeia inicia o processo criando um bloco. Esse bloco é validado por milhares, talvez milhões de computadores distribuídos pela rede. O bloco verificado é adicionado a uma cadeia, que é armazenada por toda a rede, e todos os participantes possuem uma cópia do dado em seu livro, criando não apenas um registro exclusivo, mas um registro exclusivo com um histórico exclusivo. Falsificar um único registro significaria falsificar toda a cadeia em todas as instâncias, e isso é praticamente impossível. O Bitcoin, por exemplo, usa esse modelo para suas transações.

Podemos pensar também no blockchain como uma cadeia de cartórios, onde você precisa autenticar para realizar alguma transação e precisa de alguém imparcial para validar o processo, inclusive o blockchain é um excelente candidato para a extinção dos cartórios.

O canal no YouTube Me poupe! criou um vídeo de explicação muito bacana e didático, vale a pena dar uma conferida também.

Usos conhecidos do Blockchain

O Blockchain pode ser usado de diversas maneiras, muitas já implementadas pelo mundo e muitas iniciativas surgindo.

1. Processamento de pagamentos e transferências de dinheiro

Indiscutivelmente, o uso mais popular do blockchain é como um meio de transferência de fundos de uma parte para outra. Removendo os bancos removidos da equação e a validação das transações em andamento 24 horas por dia, sete dias por semana, a maioria das transações processadas em uma blockchain pode ser liquidada seguramente em questão de segundos.

2. Monitorar cadeias de suprimentos

O Blockchain também é particularmente útil quando se trata de monitorar cadeias de suprimentos. As empresas devem ser capazes de identificar rapidamente ineficiências em suas cadeias de suprimentos, bem como localizar itens em tempo real. Além disso, o blockchain permitiria às empresas e, possivelmente, até aos consumidores, ver como os produtos eram executados de uma perspectiva de controle de qualidade à medida que viajavam de seu local de origem para o varejista.

3. Identificação Digital

Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo enfrentam desafios de identidade. *A Microsoft * está olhando para mudar isso. Ele está criando IDs digitais em seu aplicativo Authenticator – atualmente usado por milhões de pessoas -, o que daria aos usuários uma maneira de controlar suas identidades digitais. Isso permitiria que pessoas de regiões pobres tivessem acesso a serviços financeiros ou iniciassem seus próprios negócios. Obviamente, as tentativas da Microsoft de criar uma identificação digital descentralizada ainda estão nos estágios iniciais, mas é uma iniciativa que vale a pena ser acompanhada de perto.

4. Votação digital

O Blockchain oferece a capacidade de votar digitalmente, mas é transparente o suficiente para que qualquer órgão regulador possa ver se alguma coisa foi alterada na rede. Ele combina a facilidade do voto digital (pode ser “anônimo”) com a imutabilidade do blockchain para fazer seu voto realmente valer.

5 . Transferências de imóveis, terrenos e títulos automáticos

Um dos principais objetivos da blockchain é retirar o papel e burocracias da equação. Se você estiver comprando ou vendendo terrenos, casas ou carros, precisará transferir ou receber um documento. Em vez de lidar com isso no papel, recorrendo aos cartórios, o blockchain poderia armazenar títulos em sua rede, permitindo uma visão transparente dessa transferência, além de apresentar uma imagem clara da propriedade legal.

Conclusão

Vimos que o blockchain é uma tecnologia inovadora e versátil, seu uso facilitará e reduzirá o custo de muitos processos existentes, listamos apenas algumas das aplicações já conhecidas, porém a imaginação é o limite para o seu uso.

Referências:

https://medium.com/swlh/blockchain-for-dummies-d3daf2170068

https://blockgeeks.com/guides/what-is-blockchain-technology/

https://www.fool.com/investing/2018/04/11/20-real-world-uses-for-blockchain-technology.aspx

https://www.investopedia.com/terms/b/blockchain.asp

O post O que é Blockchain? Para que serve e como funciona? apareceu primeiro em Henrique Marques Fernandes.

Posted on by:

shadowlik profile

Henrique Marques Fernandes

@shadowlik

I'm a passionate unicorn full-stack web developer!

Discussion

markdown guide