Então você entrou no mercado de TI e tudo fala ou exige 'clean code'. Com certeza você já leu ou viu alguma explicação no youtube a respeito e mesmo assim se sente perdido para aplicar no que você faz.
Apesar de ser algo simples a utilização passa por um processo de maturidade. Mas não é algo para se preocupar ou que sem este conhecimento você não é capaz produzir algo. Não estou dizendo que 'clean code' seja que não precise aprender, muito pelo contrario junto com os princípios do SOLID é algo que todos deveria aprender porque vai ajudar em muitos aspectos.
Voltando ao nosso tema, passei por muitas empresas e projetos que a aplicação de 'clean code' e/ou SOLID era visto negativamente. As pessoas gostavam de métodos de 2000 linhas onde tudo acontecia ali, enquanto eu gosto de métodos simples e com menor complexidade possível.
Então para você que esta no inicio de sua carreira deixo uma ideia que utilizo hoje, vai escrever código e onde você esta trabalhando existe uma cultura onde o pedido é um amontoado de código ou que seja apenas duvida de como fazer. Então escreve o teu código com as seguintes considerações:
Seja simples de ler
Escrevemos códigos e sempre em algum momento, imediato ou não, outra pessoa vai por mão neste código. Considere que você não conheça o negócio e apenas olhando o código fique claro o objetivo dele.
Nomes para métodos e variáveis
Isto é um ponto que anda de mãos dadas com o item anterior, uma boa nomenclatura facilita e muito o entendimento. Recentemente eu estava revisando um código que tinha um método chamado 'SalvarCliente' que apenas fazia uma consulta em base de dados, 'ValidarCpf' que verificava se o CPF já estava salvo em outra parte.
Códigos simples
Conhecer técnicas avançadas, complexas e etc, é legal e eu também gosto mas não é necessário utiliza-las em tudo que vai ser feito muitas das vezes um simples 'if/else' resolve, quanto mais simples é mais fácil para outros lerem o código. Não estou dizendo para esquecerem as coisas complexas mas para avaliar objetivamente o problema e a solução a ser implementada.
Métodos pequenos
Pensem em métodos com poucas linhas de código. Um método extenso
muitas das vezes significa que ele pode ser quebrados em soluções menores. E soluções menores é mais fácil de dar manutenção e eventuais alterações apresentam menor impacto.
Bom, finalizando. Tudo que eu coloquei aqui se enquadra dentro de 'clean code' e/ou SOLID, são boas praticas para ajudar qualquer tipo de projeto em qualquer linguagem sendo utilizadas.
Espero que ajude em algo e se você passou por algo onde o nome não representava o que de fato executava, escreve ai.
Top comments (0)