DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for 5 razões para usar Linux
Martins Gouveia
Martins Gouveia

Posted on

5 razões para usar Linux

Hoje vou partilhar com vocês algumas razões de o porquê você já deveria utilizar Linux. Para dev's mais experiêntes este post acaba sendo inútil, já que é provavél que eles conhecem a vantagens de usar. Mas vamos lá.

1. Open Source
O Linux é totalmente de código aberto, é gratuito e você pode dar uma olhada em todo o código-fonte. Se você quiser, pode fazer parte da comunidade de Dev's Linux e contribuir com seu próprio código. Se houver algum problema, eles normalmente são corrigidos rapidamente devido ao alto número de pessoas envolvidas.

2. Segurança
Comparado ao Windows, o Linux é um sistema operacional mais seguro. Além disso, existem apenas alguns ataques no Linux, porque apenas cerca de 2% dos usuários usam Linux em seus desktops ou laptops.

E quando alguma vulnerabilidades é detectada, ela é rapidamente reportada e por vezes resolvida rapidamente, muitas vezes por membros da comunidade Linux, este é o grande poder do open source.

3. Ótimo para programar
O Linux é feito para programadores por programadores e você não precisa mexer muito para obter aplicativos/IDE's relacionados ao desenvolvimento etc. Você pode decidir quando e quais atualizações deseja instalar.

A minha paixão por Linux (Ubuntu especificamente) foi de saber que com apenas algumas linhas no terminal eu conseguia instalar ferramentas para programar de modo fácil e sem muitos rodeios.

4. Escolha a sua distribuição
O Linux oferece uma ampla gama de distribuições, como Linux Mint, Ubuntu, Debian,… Você escolhe a distribuição que melhor lhe agradar ou que se adapta as suas necessidades. Além disso, você pode personalizar as interfaces de usuário como você quiser, uma coisa que é um pouco limitante no Windows.

5. Não precisa de muito
Para quem tem PC muito antigo e quer aproveitar o máximo, com certeza o Linux é a melhor opção. Para rodar em computadores, o Linux não precisa de muito hardware, mesmo seu ábaco é capaz de rodar um sistema Linux.

Então devo deixar de usar Windows?

Claro que não. Com o advento do WSL, você já consegui rodar distribuições Linux (Ubuntu) dentro do ambiente Windows e aproveitar algumas ferramentas que as distribuições oferecem. Mas a minha recomendação é que instales mesmo uma distribuição Linux com o seu S.O principal e se conectar com sistema directamente.

Achou algum erro? Escreva nos comentários.

LinkedIn: Martins Gouveia

Top comments (0)

🌚 Browsing with dark mode makes you a better developer.

It's a scientific fact.