DEV Community

Cover image for Ecmascript 6: Uma introdução
Ramon Borges
Ramon Borges

Posted on

Ecmascript 6: Uma introdução

Introdução

Hoje, iniciaremos um pequeno mergulho dentro do Ecmascript 6. A ideia de criar essa série, veio depois de iniciar a leitura do e-book ECMAScript 6 Succinctly - By Matthew Duffield. Entendi que seria uma boa compartilhar minhas anotações e o que tenho aprendido sobre.

Este artigo é o primeiro de uma série de 3, que irá percorrer os recursos do Ecmascript 6.

Desenvolvimento

O ES6 possui uma série de features interessantes (falaremos nos próximos posts). Porém, nesse primeiro, iremos focar em algumas perguntas e conceitos introdutórios.

O que é ES6?

Ecmascript 6 (ES6) ou ECMAScript 2015 é a 6º edição do padrão de especificação da linguagem ECMAScript. Ela define quais são os padrões para a implementação de JavaScript (se você já utilizou o ecossistema Java, deve estar familiarizado com os conceitos de especificação e implementação).

Qual a diferença entre JavaScript e ES6?

Provavelmente, já deve ter ficado claro no parágrafo anterior. Mas para destacar, em poucas palavras, podemos dizer que ECMAScript é uma especificação de linguagem, ou seja, ela define os padrões para uma linguagem de programação, e o JavaScript é a implementação desses padrões.

Transpilação e ES6

Nem todos os navegadores suportam todas as features do ES6. Portanto, é necessário que o seu código ES6 seja transpilado para uma versão compatível com todos os navegadores. Transpilar significa simplesmente converter seu código ES6 para ES5, dessa forma ele poderá ser lido por todos os navegadores. O transpilador mais popular para ES6 é o Babel.

Conclusão

Neste artigo, nós aprendemos sobre o ECMAScript 2015 ou ES6, que é responsável por definir os padrões para implementação JavaScript. Nós também percebemos a diferença entre JavasScript e ES6. Por fim, aprendemos sobre o funcionamento do transpilador e sua utilidade para o ES6.

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, sugestão ou correção, estou a disposição. Nos vemos no próximo post!

Fontes

Top comments (0)