Ainda vale a pena aprender PHP?
Com certeza PHP ainda é uma das primeiras linguagens de programação que muita gente, e o motivo deste post é algumas coisas que venho escutando pela internet e depois de ver como o mercado de trabalho internacional.
Ainda que hoje em dia temos hypes e o mundo enterprise sempre cita coisas como Java, C#, NodeJS, etc…, o PHP ainda é uma das linguagens mais utilizadas na web, mesmo contando com diversos websites e lojas virtuais feitos com Wordpress e Magento, ele continua sendo o queridinho de muita gente, inclusive para o mundo das startups.
Bom aqui vai os meus 2 centavos sobre a visão crítica sobre as pessoas que criticam a linguagem.
Ele continua na ativa e resolvendo o problema. Lidem com isso!
Sim, com certeza ainda vale muito a pena e por um bom tempo ainda valerá, e apesar de algumas desvantagens como a tipagem que tem seus pros e contra, possui muito lixo na internet com coisas antigas e tutoriais bobos, e finalmente os haters!
Mas em contrapartida é uma linguagem simples e flexível, pois suporta os paradigmas funcional e OO, não possui tipagem obrigatória além de uma ótima documentação e a comunidade ativa.
Eu particularmente continuo utilizando PHP nos meus projetos paralelos, mesmo gostando muito de NodeJS e Python, e mesmo com muitas criticas sobre ela, os mercados brasileiro e europeu estão procurando por bons desenvolvedores PHP para lidar com aplicações complexas utilizando tecnologias novas, microservicos e muito mais,eu precisava compartilhar com vocês que ele ainda vale a pena, mesmo minha primeira escolha seja JavaScript.
E por onde começar?
Bom, eu gosto de pensar nas coisas de forma simples, uma vez que vocês sabem HTML/CSS e lógica de programação, acho que consigo ver um roadmap em apenas 4 estágios:
0. O Essencial
Antes mesmo de começar a programar PHP, você certamente vai precisar instalar alguma solução AMP (Apache, MySQL, PHP), mas antes disso verifique os seguintes pontos:
- O que são servidores web;
- O que é HTTP;
- Finalmente, instale o PHP;
1. Os Fundamentos
Como em toda linguagem, precisamos entender os fundamentos dela, logo precisamos entender as seguintes partes:
- Sintaxe básica;
- Declaração de variáveis e constantes;
- Tipos de variáveis/dados;
- Operadores aritméticos e de atribuição;
- Operadores condicionais (IF/ELSE/SWITCH);
- Loops (WHILE/FOR/FOREACH);
- Arrays (Vetores/Matrizes);
- Funções e as Funções nativas da linguagem (seu cinto de utilidades);
2. Web
Não faria sentido estudar PHP até agora sem aprender os benefícios que as linguagens backend nos trazem como:
- Requisições GET e POST;
- Sessões e Cookies;
- Headers do HTTP;
- Include e Require;
- Variáveis superglobais;
- Autenticação;
3. Banco de Dados
Depois de aprender o básico sobre Banco de Dados:
- Aprenda SQL (SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, WHERE, OR, ORDER BY, JOIN’s …)
- Como se conectar ao MySQL;
- PDO Prepared Statements;
- Faça um CRUD (Create, Read, Update e Delete)
4. Orientação a Objetos
Se você chegou até aqui e não tem dúvidas sobre as outras 3 fases, parabéns.
- Classes vs. Objetos;
- Propriedades e Métodos;
- Métodos mágicos;
- Interfaces, Herança e Polimorfismo
- SPL e Design Patterns (Singleton, Factory, GRASP e MVC);
E o que mais?
Sabendo isso você já pode começar a se aventurar no mundo dos CMS’s e se divertir com o Wordpress, aprender um framework como Laravel e muito mais.
Também esta na hora de aprender um pouco mais sobre as PSR’s, Composer, segurança, testes, I/O, webservices e design patterns.
Conclusão
Muitos podem te dizer que existem outras linguagens melhores para se aprender, de fato pode ser verdade ou não, mas ao meu ver, ela é uma linguagem que tem um bom segmento de mercado, então vale muito a pena aprende-la, pois ela pode te ajudar a resolver muitos problemas, os quais outras linguagens seriam como se você tivesse tentando matar uma formiga com uma bazuca.
Então por mais que você já tenhoa uma linguagem principal, você poderia aprende-la como mais uma carta na manga. Assim você terá um diferencial de outros desenvolvedores que insistem em aprender uma linguagem só.
Top comments (0)