Dando continuidade a série sobre como o Azure Monitor pode ajudar a obter a Excelência Operacional de uma VM no Azure. A Excelência Operacional é um dos pilares do WAF (Azure Well-Architected Framework).
De forma resumida, a Excelência Operacional refere-se a toda atividade operacional necessária para manter um serviço em execução confiável no ambiente produtivo, seja ele na nuvem ou no local.
Algumas Formas de Ajudar a Conseguir a Excelência Operacional
✔ Migre agentes herdados para o agente do Azure Monitor
✔ Use o serviço do Azure Arc para monitorar VMs fora do Azure
✔ Use o Azure Policy para implantar agentes e criar regras de coleta de dados
✔ Defina uma estratégia para estruturar regras de coleta de dados
✔ Considere a opção de migrar pacotes de gerenciamento de clientes SCOM para o Azure Monitor
Logo abaixo vamos dar mais detalhes sobre cada uma das formas citadas acima.
Migre agentes herdados para o agente do Azure Monitor: Caso você tenha agentes do Log Analytics, migre eles assim que possível para o Azure Monitor para ter melhores filtros de dados e usar os benefícios do Azure Monitor para aplicar regras de coleta de dados para que você possa definir configurações exclusivas. O agente do Azure Monitor para Windows e Linux permite que ele se conecte a vários workspace, facilitando a gestão.
Use o serviço do Azure Arc para monitorar VMs fora do Azure: O Azure Arc permite que você gerencie servidores físicos ou virtuais hospedados fora do Azure. Usando o Azure Connected Machine nestes servidores, é possível instalar o agente do Azure Monitor e assim aplicar as mesmas configurações usadas nas VMs hospedadas no Azure.
Use o Azure Policy para implantar agentes e criar regras de coleta de dados: O serviço do Azure Policy possibilita a instalação automática de agentes em conjuntos de VMs existentes ou novas. Essa opção minimiza esforço dos administradores e otimiza o tempo de configuração de novas VMs.
Defina uma estratégia para estruturar regras de coleta de dados: Crie uma estratégia para definição de regras de coleta de dados a serem aplicadas com o agente do Azure Monitor e para onde enviar esses dados. Ter uma estratégia facilita na coleta dos dados necessários, minimizando o risco de coleta de dados desnecessários e o esforço administrativo.
Considere a opção de migrar pacotes de gerenciamento de clientes SCOM para o Azure Monitor: No cenário de ambientes SCOM existentes para monitorar cargas de trabalho do cliente, considere a possibilidade de migrar parte da lógica do pacote de gerenciamento para o Azure Monitor para que possa reduzir o tamanho do ambiente SCOM ou mesmo desativa-lo.
Essas ações citadas acima são um primeiro passo para ajudar a construir uma monitoração que garanta um serviço confiável e resiliente seja na nuvem ou no local seguindo o WAF (Azure Well-Architected Framework).
Abaixo você pode conferir os demais posts da série.:
Top comments (0)