DEV Community

loading...
Textos em Português

IHC - Interação Humano-Computador

Willian Ricardo Medeiros
I am a support analyst at a technology company. I have been working with IT but I still have a lot to learn.
Updated on ・4 min read

IHC

A sigla IHC significa Interação Humano-Computador e que tem o seu paralelo no inglês HCI (Human-Computer Interface). Sua origem se apresenta na década de 70, com o advento e uso de novas interfaces junto aos computadores da época. Mas é na próxima década, quando o uso dos computadores passam a se popularizar é que o o termo IHC passa a ser utilizado e assim passa a ser dado maior atenção a este campos de estudo.

Alt Text

Com isso passa a surgir autores como Hewett, Dumas e Preece onde passam a fazer estudos nesta área:

“Interação Humano-Computador (IHC) é uma disciplina voltada para o projeto, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos para uso humano e com o estudo de fenômenos importantes que os rodeiam.” (Hewett et al., 1992).

Já Dumas (1993) procura abordar IHC como a necessidade de se projetar produtos que facilitem a interação entre pessoas e computadores. se preocupando com questões como:

  • “O que constitui uma boa interface?” ou
  • “Como posso distinguir uma interface boa de uma ruim?"

Preece (1994) é outro autor que procura esclarecer que a área de IHC, além dos cuidados com Interfaces, necessita também focar nas iterações entre usuário e máquina, definindo responsabilidades durante as fases de projeto, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos para uso humano.

Interface

A interface é o dispositivo que realiza o contato entre o usuário e o sistema, podendo ser lógico ou físico possibilitando a interação entre as partes.
O termo interface foi cunhado no final do século XIX, mas ela passa a ter um uso maior após a metade do século XX pela indústria de computadores, sendo utilizado de forma generalizada como sendo o ponto de comunicação com os computadores.

Alt Text

As interfaces podem fazer o usuário interagir com o sistema de forma ativa ou passiva:

Ativo:Alguns exemplos de interfaces utilizados para interagir de forma ativa são os teclados, mouses, microfones.

Passivo: Já os dispositivos de saída normalmente indicam uma interação de forma passiva, como impressoras, telas e auto-falantes.

As interfaces também podem se diferenciar pelos seguintes aspectos:

Físicos: (Hardware) Quando o meio empregado para a interação é através de um equipamento, como teclado, mouse, etc.

Lógicos: (Software) Já o lógico ocorre através de um outro sistema de forma abstrata.

Interação

Iteração é a ação que ocorre entre o usuário e o computador através de uma interface.

Alt Text

As interações podem ocorrer por meio de ações, hábitos e experiências e comportamentos. Com o avanço das interfaces e criação de novos dispositivos, novas formas de iteração passaram a existir entre o homem-máquina, enriquecendo o processo de comunicação entre as partes, podendo oferecer novas experiências e durante a interação.

Usabilidade

Usabilidade é uma característica abstrata mas que podemos mensurar a qualidade de um sistema ou de algum dispositivo ou equipamento, proporcionando ao usuário uma experiência de uso positivo.
Normalmente a usabilidade é medida através de execução de uma quantidade de testes feitas através de usuários comuns ou profissionais contratados.

Tal definição foi utilizado por Nielsen (1993), onde o autor destaca a Usabilidade e a Utilidade como atributos essenciais de qualidade e igualmente importantes dentro de uma avaliação do sistema.

Segundo Nielsen (1993), tais atributos de qualidade servem para apontar quão fácil é utilizar tal interface, definindo assim 5 qualidades:

  • Facilidade no aprendizado
  • Facilidade na memorização
  • Eficiência
  • Poucos Erros
  • Satisfação do Usuário

UX – EXperiência do Usuário

O termo Experiência do Usuário vem do inglês UX (User eXpirience) e é uma expressão utilizada para medir a qualidade da interação que ocorre entre o Usuário e o Produto, analisando quais experiências marcaram durante a fase de interação.

Alt Text

Profissões Provenientes de IHC

Com o advento e interesse da área de IHC, novas profissões surgiram no mercado apesar de ser uma área relativamente nova e que ainda procura estabelecer atividades e competências. Abaixo segue alguns exemplos de profissionais ligadas de alguma forma na área:

  • Arquiteto de informação
  • Design Gráfico
  • Testador/Avaliador
  • Especialista em Ergonomia
  • Especialista em Usabilidade

Bibliografia

HEWETT, Thomas T; Baecker, Ronald. CM SIGCHI Curricula for Human-Computer Interaction. Association for Computing Machinery, New York (NY) USA, 1992.

DUMAS, J. S.; REDISH, J. C. A Practical Guide to Usability Testing. Portland USA: Intellect, 1993.

NIELSEN, Jakob. Usability Engineering. San Francisco (California), Morgan Kaufmann, 1993.

PREECE, J. et al. Human-Computer Interaction, Addison-Wesley, 1994

Discussion (0)

Forem Open with the Forem app