DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for [PT-BR] Startups ou empresas grandes tradicionais? Qual é a melhor para se trabalhar?
Paulo Luan
Paulo Luan

Posted on

[PT-BR] Startups ou empresas grandes tradicionais? Qual é a melhor para se trabalhar?

O papo de hoje é sobre perfil de empresas: Startup ou empresa tradicional?

Esses dias eu estava conversando com o CTO da Quero Educação sobre quais são os itens que retém um colaborador na empresa, e nesse mesmo contexto, fui questionado por um seguidor no Instagram a falar sobre o tema, então hoje iremos falar sobre o perfil de cada uma delas e como selecionar a melhor empresa para o seu momento de carreira.

A pergunta em si foi esta:

No alt text provided for this image

DISCLAIMER: Meus textos são focados para desenvolvedores, tendo isto em mente, tomo a liberdade poética de poder utilizar elementos de linguagem despojados e por vezes de baixo calão. 😇

Eu não tenho papas na língua, pois meu trabalho aqui é economizar tempo e dinheiro para os meus (e minhas) devs queridas, não estou aqui para dizer palavras bonitas e agradar à plateia do Raul Gil. 😂

Então vamos começar pelas grandes empresas de base não-tecnológica:

Grandes Empresas, maus negócios.

Empresa grande e não tecnológicas, em geral, tem uma cultura meio idiota: elas cresceram demais e agora tem que se importar mais com processos e burocracias do que se importar com as pessoas, o que faz com que a cultura seja por vezes sem sentido e baseada mais em política do que em inovação de verdade.

Como eles não são de tecnologia (montadora de veículos, por exemplo), geralmente os processos são fabris, isso envolve catracas até no banheiro, proxy que bloqueia até o Stackoverflow e gerentes que não entendem a natureza criativa da programação, muito menos sobre como escalar uma equipe de tecnologia, gerando em consequência aqueles tiozões perdido de terno, com óculos de leitura na ponta do nariz, que pensam que 9 mulheres grávidas conseguem parir um bebê em um mês.

Geralmente o desenvolvedor não curte esse perfil de empresa, porque você perde mais energia explicando porque boas-práticas são importantes que criando inovação. Caso você curta dinheiro, faça vista grossa e aceite o job - é na empresa grande que está a grana.

Mas sabe como é, tudo tem um preço.

A melhor forma de você trabalhar numa grande empresa é através de uma consultoria terceira. O processo é o seguinte, a consultoria meio que fica "responsável" por você. A empresa grande confia na consultoria (mas não confiaria diretamente em você).

No final das contas, quem vai desenrolar o trabalho sempre será você. Os grandões vão amar o que você fez por eles, mas no final quem é você na fila do pão? Enão não ligue para os méritos, foque em servir e ser foda.

Foque no seu objetivo de ser o melhor programador que puder ser, o mundo te recompensará sempre por isso. Não caia no jogo da politicagem, foque no seu e nunca em atrapalhar e atrasar o lado dos outros.

Startups Inovadoras, salários de "mindingo".

Grandes empresas tem processos e regras idiotas, mas são as que tem o dinheiro. Startups é um frenesi da inovação, mas, em geral não tem grana e quando tem é "carta marcada". Se trata de uma gerência complicada, pois na maior parte das vezes esse dinheiro são advindos de investidores terceiros, logo, as decisões e as quantidades são pré-estabelecidas pelo conselho.

Você precisa entender que o modelo de negócio de uma Startup é o de validar hipóteses. A definição de Startup é que ela é uma empresa (de qualquer tamanho) que tem o modelo de negócios escalável em um ambiente de extrema incerteza. Isso quer dizer que a vida de uma Startup é validar hipóteses, focar no que deu certo e abandonar o que dá errado.

Em outras palavras, o CEO tem uma direção de onde ele quer chegar e muitas hipóteses para validar e quanto mais hipóteses ele valida, mais a empresa vale.

Por ser um ambiente de muita pressão externa e incertezas, os C-Levels às vezes vão estar full-rage-pistola 🤬 batendo em geral e mandando todo mundo tomar no cu, em outras, vão estar rindo, fazendo hang-loose, andando de patinete elétrico e comendo pastel do food truck da festa da firma na maior suavidade.

A prioridade de uma Startup é o de se manter viva e manter o modelo de negócios em pé para garantir escala. Crescer é a prioridade, isso custa muito caro, e não necessariamente gera lucro no curto prazo. Salários altos não serão uma prioridade nesta fase.

Em outras palavras:

vão te pagar salário de "mindingo".

  • *Pra que salário se você pode andar de patinete elétrico e trazer sua tartaruga pro trampo? *
  • Não tem salário, mas tem um tobogã maneiro pra você escorregar.

Tabela comparativa entre elas:

No alt text provided for this image

Startups geralmente precisam ser competitivas e disruptivas, então eles usam o que há de melhor em tecnologia no mercado. Mas tem dois principais perfis nesse sentido, as que fazem tudo esculhambando malucamente e as que fazem da maneira certa,

A Quero Educação e a Buser são excelentes exemplos de como fazer as coisas da maneira certa, eles fizeram engenharias impecáveis, dignas de Oscar. Por esse motivo Startups como elas são o melhor local para você iniciar sua carreira. Foque em aprender o máximo o possível e não se preocupe com salários nos primeiros dois anos, preocupe-se em ser o mais produtivo possível.

Mas calma, nem todas as Startups são como essas e infelizmente elas são exceções. A maioria vai estar focada nesse processo de sobreviver, e a engenharia vai ser esculhambada 💩, o CEO vai ser um maluco, o caixa da empresa sempre vai estar acabando, os salários atrasam, os investidores vêm cafungar todo dia no pescoço de geral, vai ser uma pressão fudida pra pouco salário e por esse motivo EU TAMBÉM RECOMENDO VOCÊ TRABALHAR NESSE PERFIL DE EMPRESA.

Pode parecer contra-intuitivo, mas tente trabalhar no máximo de perfis de empresas o possível, tanto as Chernobyl, quanto as grandes dos véio-de-terno-e-óculos-de-leitura-da-ponta-do-nariz, as de engenharia PERFEITA e as pequenas.

Você só sabe que a lasanha é MARAVILHOSA quando você já comeu chuchu com jiló.

Fique ciente do que é ruim para saber o que é bom, e todas elas vão oferecer a oportunidade de aprender muitas coisas e se tornar mais antifrágil.

O ambiente de Startup é bem legal, bem descontraído e com bastante humor. Terão épocas de correria extrema, e épocas de festas malucas e com comemorações exageradas. 🥳

O ambiente de empresas grandes é mais conservador, mas, em geral é onde a grana está. E algumas delas estão se esforçando para mudar a cultura, mas não é algo que acontece do dia para a noite.

A escolha é sua! 🤓

Seja qual for a sua decisão, estou aqui para te ajudar. Na Reativa eu te ensino exatamente tudo que aprendi na minha carreira de 10 anos como desenvolvedor, e acredite, nada é mais valioso do que o conhecimento de alguém que tem a pele em risco.

Se você curte meus textos, comece a comentar. Não estou interessado em mendigar likes, quero saber sua opinião sincera, eu me importo com você, por isso dedico minha vida a te servir e a economizar o seu tempo.

Acompanhe a Reativa nas redes sociais:

Instagram - Site - Blog.

Leia também: ← Como ganhar R$ 10 mil por mês

Sua melhor escolha para aprender programação: Reativa Tecnologia

Top comments (3)

Collapse
 
pauloluan profile image
Paulo Luan • Edited on

Maaaan, you have described exactly the same thing that happened to me, sorry for the text being in Portuguese, I'm assuming you speak Spanish, so you probably understood the text based on the similarities of our languages, anyway...

I worked in some public companies and that's exactly the same situation, that shit made me sick! environments of large companies (or public companies) tends to be extremely poorly organized and slow... unfortunately!

And the sad thing is that: Be a 'government employee' is the dream of a LOT of people in Brazil, just because the job generally is easy and the wages are very high (that includes the software development area)

Collapse
 
pauloluan profile image
Paulo Luan

And That's why I love programming and the free-market-economics, Sometimes people with small teams with douzen smart people can beat REALLY LARGE COMPANIES, with simple and effective solutions. i.e Whatsapp;

There's no better time in the history of humanity to be a developer as it is to be right NOW, nowadays, we can build better products than another one made from thousands of devs in a huge company 10 years ago.

Build Anything...


Use any Linode offering to create something for the DEV x Linode Hackathon 2022. A variety of prizes are up for grabs, inculding $1,000 USD. 👀

Join the Hackathon <-