Olá, assim como você, estou iniciando na área de tecnologia.
Antecipo que tenho mais perguntas do que respostas, e, na minha perspectiva, essa é exatamente a beleza da nossa área. Estamos em formação para nos tornarmos Cientistas da Computação, certo?
Creio que a primeira coisa que associamos ao pensar em Computação é um computador. Todavia, nossa área não se resume a uma máquina.
”Ciência da Computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas.”
– Edsger Dijkstra
Na realidade, o Computador é apenas um instrumento para o estudo de processos de informação(naturais e artificiais). Ou seja, é por meio dessa ferramenta que nós, Cientistas da Computação, iremos atuar.
Sob essa perspectiva, o que de fato nós aprendemos ao longo da graduação que nos destaca?
A priori, é lícito referenciar o conceito "Pensamento Computacional", em que a Cientista da Computação Jeannette Wing disserta acerca de técnicas da Ciência da Computação que podem ser aplicadas para a resolução de problemas (em diversas áreas do conhecimento).
Assim, ao longo do curso, aprendemos e desenvolvemos cada vez mais a capacidade de pensar estrategicamente, ou seja, interpretar problemas de maneira adequada, e, a partir disso, descobrir soluções algorítmicas viáveis.
Há inúmeras habilidades que são desenvolvidas por meio do Pensamento Computacional. Confira 4 delas:
- Decomposição: Capacidade de dividir um problema em partes menores, com o fito de facilitar na elaboração da solução;
- Abstração: Capacidade de planejar, identificando quais fatores tem maior relevância;
- Reconhecimento de padrões: Capacidade de perceber itens em comum nos processos, baseados em eventos anteriores;
- Algoritmos: Capacidade de elaborar passos lógicos finitos (como um conjunto de "regras" que serão seguidas para elucidar um problema);
E ai, quais fatores contribuíram para desenvolver as habilidades acima?
Ps:Recomendo essas três leituras, caso queira compreender mais acerca desse tema:
The Great Principles of Computing
Computational thinking (Jeannette Wing)
Muito obrigada pela leitura!
Sou Íris Almeida, e, se quiser entrar em contato comigo, você pode me adicionar no LinkedIn ou enviar uma mensagem no Discord(Siri#1217).
Convido todes a seguirem o Mulheres de Voz na Tecnologia.
- Mulheres de Voz na Tecnologia é um movimento que tem por missão promover maior visibilidade para inúmeras mulheres (cis ou trans) na área de Exatas, de forma que, cada vez mais, as pessoas associem Tecnologia também ao rosto de uma mulher.
Acompanhe a OpenDevUFCG no GitHub, Twitter e no Instagram.
Top comments (0)