DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Cover image for O que eu diria para o meu EU de 10 (11) anos atrás
Edinei Cavalcanti
Edinei Cavalcanti

Posted on

O que eu diria para o meu EU de 10 (11) anos atrás

Índice

  1. Introdução
  2. Falhe rápido, falhe frequentemente
  3. Faça Freelance side projects
  4. No começo não vise dinheiro, mas sim conhecimento.
  5. Experiência
  6. Mudanças

Introdução

Em Julho de 2010 começei minha carreira como desenvolvedor, tinha acabado de fazer um curso de Técnico em Informática, e estava prestes a tomar as proximas decisões que iria influenciar o que sou hoje como fazer ciência da computação.

Falhe cedo, falhe rápido, falhe frequentemente

Tive poucas falhas e frustações, das que tive consigo contar no dedo, sempre tive facilidade com lógica e quebrar coisas complexas em simples e meu lado criativo/imaginativo sempre foi bem aflorado. Mas umas das coisas que me incomodam que vou falar com mais detalhes em Faça side projects é tenha projetos eles lhe ajudarão a Falhar rápido e falhar frequentemente, isso me lembra a história do inventor da lâmpada elétrica incandescente.

Eu não falhei 10 mil vezes. Apenas encontrei 10 mil maneiras que não funcionam - Thomas Edison

Encontrar maneiras de não se fazer algo também é aprender e isso te marca te faz crescer. Quando se pratica, quando se torna rotina você se torna cada dia melhor naquilo mesmo que 1%.

A prática leva a perfeição, e o erro á excelência. - Larisse Ribeiro

Não adianta apenas fazer aquele curso, seguir um caminho determinado por alguém porque os desafios na vida geralmente são de escopo abertos.

Faça Freelance side projects

Tenha projetos, participe de projetos de prioriade para os de escopo aberto pois eles te ensinarão muito, como organizar, com gerenciar, com tomar decisões, lembra do Falhe rápido, falhe frequentemente ter projetos é isso é errar, tormar decisões que no futuro você com certeza tomaria de outra forma. Não tem imaginação pra projetos seja esse repositório com ideias de app e tem tantos outros. Pega uma idéia de app e a melhore, incremente algo, faça o seu diferencial assim você pode ter algum retorno financeiro com isso, mesmo que seja para pagar custos.

No começo não vise dinheiro, mas sim conhecimento.

Somos muito tentados ao dinheiro e as possibilidades que ele tem, mas no começo se puder vise conhecimento, mesmo após 10 anos eu sempre coloco na balança o conhecimento que terei naquela oportunidade, mas não se esqueça

Pense grande, sonhe mais alto. Um passo de cada vez - Edmar Pereira (linkedin)

Experiência

Planeje seu caminho, tenha um rodmap e pense nele todo dia pois,

A disciplina é a mão do êxito - Ésquilo

e

Experiência não é o que aconteceu com você; mas o que você fez com o que lhe aconteceu. - Aldous Huxley

Mudanças

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança - Charles Darwin

Créditos

Photo by Yeshi Kangrang on Unsplash

Top comments (0)

DEV has this feature:

Settings

Go to your customization settings to nudge your home feed to show content more relevant to your developer experience level. 🛠