DEV Community

Edinei Cavalcanti for edinei.dev

Posted on

🔰Git e Github: Comandos basicos do git

Por: @isadora_santos_gomes
Revisão: @neiesc

Continuando a serie https://dev.to/edineidev/git-e-github-uma-breve-introducao-1okf

As funcionalidades do Git se dividem em operações realizadas localmente e operações que integram com repositórios remotos.

Comandos Locais:

São utilizados para gerenciar um repositório Git que reside no seu próprio sistema. Esses comandos permitem que você crie, modifique e registre mudanças em seu código de maneira eficiente. Seguem alguns exemplos:

  • git init: comando usado para criar um novo repositório Git em um diretório existente. Após executar este comando, o diretório se torna um repositório Git, e você pode começar a rastrear suas alterações.

  • git add: comando usado para adicionar arquivos ou alterações à área de staging (conjunto de arquivos cujas mudanças serão incluídas na nova versão), isso é essencial antes de criar um commit, pois apenas as mudanças adicionadas à staging área serão incluídas no próximo commit.

  • git commit: comando cria um novo commit (nova versão do projeto) com as mudanças adicionadas à Staging área. Cada commit deve ser acompanhado por uma mensagem clara que descreva as alterações realizadas, para melhor compreensão.

Comandos Remotos:

São utilizados para interagir com repositórios que estão hospedados em servidores externos, como o Github. Esses comandos são essenciais para a colaboração em equipe, permitindo que múltiplos desenvolvedores trabalhem no mesmo projeto. Seguem alguns desses comandos:

  • git clone: comando responsável por copiar um repositório remoto para o seu sistema local. Ele cria uma cópia completa do repositório, incluindo seu histórico de commits, branchs e tags.

  • git switch: uma alternativa mais segura e intuitiva ao ‘Git checkout’, o comando é usado para alternar diferentes branchs (é um ponteiro para as alterações feitas nos arquivos do projeto) em um repositório sem comprometer as alterações não confirmadas em ser um diretório de trabalho.

  • git checkout: Diferenciando-se do ‘Git switch’, o mesmo é responsável por trabalhar tanto com mudanças e criações de branchs quanto com remoção de arquivos do Versionamento.

  • git push: envia commits locais para um repositório remoto. É através deste comando que modificações realizadas localmente são compartilhadas com outros desenvolvedores do projeto.

  • git pull: Usado para atualizar o repositório local com as últimas alterações do repositório remoto. Este comando garante que você sempre esteja trabalhando com a versão mais recente do código.

  • git merge: mescla mudanças de uma branch com a branch atual.

  • git rebase: É um comando que permite integrar alterações de uma branch em outra branch diferente do ‘Git merge’. Enquanto o merge cria um novo commit que une as duas linhas do tempo, o rebase replica as alterações de uma branch sobre a outra, resultando em um histórico linear e mais limpo.

Continua...

Quadratic AI

Quadratic AI – The Spreadsheet with AI, Code, and Connections

  • AI-Powered Insights: Ask questions in plain English and get instant visualizations
  • Multi-Language Support: Seamlessly switch between Python, SQL, and JavaScript in one workspace
  • Zero Setup Required: Connect to databases or drag-and-drop files straight from your browser
  • Live Collaboration: Work together in real-time, no matter where your team is located
  • Beyond Formulas: Tackle complex analysis that traditional spreadsheets can't handle

Get started for free.

Watch The Demo 📊✨

Top comments (0)

Jetbrains Survey

Calling all developers!

Participate in the Developer Ecosystem Survey 2025 and get the chance to win a MacBook Pro, an iPhone 16, or other exciting prizes. Contribute to our research on the development landscape.

Take the survey

👋 Kindness is contagious

Engage with a wealth of insights in this thoughtful article, valued within the supportive DEV Community. Coders of every background are welcome to join in and add to our collective wisdom.

A sincere "thank you" often brightens someone’s day. Share your gratitude in the comments below!

On DEV, the act of sharing knowledge eases our journey and fortifies our community ties. Found value in this? A quick thank you to the author can make a significant impact.

Okay