DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Nathally Souza
Nathally Souza

Posted on

Qualidade, testes e desenvolvimento

Na maioria das vezes, quando falamos em qualidade no desenvolvimento de software, ou citamos a pessoa QA, pensamos em alguém que tem única e exclusivamente o papel de mapear os cenários de testes, testar nossa aplicação e encontrar bugs que eventualmente acontecem após a entrega do código.

A questão é que pensar em qualidade e testes não tem que ser uma função de uma única pessoa, deve ser algo comum a todos do time. Qualidade é uma cultura a ser construída dentro das equipes.

Nas experiências que já tive, entendo que pensar na qualidade vem desde a primeira discussão de uma ideia. Onde isso tem impacto, quais são os cenários desejáveis, o que não queremos que aconteça são algumas das perguntas que tem que ser feitas ainda nesse momento para podermos elaborar os cenários de testes.

Aqui um adendo: caso o time tenha a presença de uma pessoa QA, entendo que ela tem que participar desde esse primeiro momento junto com a tech lead. Caso o time não tenha uma pessoa QA, no meu entendimento, a tech lead, tem que conseguir mapear esses cenários. Uma vez que entendo que QA é cultura, no cenário ideal, todas no time devem ter capacidade para mapear estes cenários, porém a realidade não é o meu cenário ideal.

Porque eu penso que todas no time tem que ter essa mentalidade? Uma vez que garantimos que todas as desenvolvedoras conseguem pensar na qualidade do código, nos cenários corretos e errados, essas pessoas também conseguirão escrever testes, unitários, e2e e funcionais mais eficazes, aumentando a segurança no momento do deploy, diminuindo o risco de bug em produção e a velocidade de resposta para eventuais correções ou implementações.

Por fim, sempre lembrando que não vivemos no cenário que eu julgo ideal, o time de negócios também precisa ter esse olhar de qualidade. É importante que as histórias tenham escopo bem definido e critérios de aceite objetivos. Esses critérios de aceite podem ser exatamente os cenários de testes que esperamos de uma funcionalidade.

Qualidade é cultura e deve ser papel de todos no time, pensar na qualidade do código e da entrega para o usuário final. Essa obrigação não é apenas da QA.

Top comments (2)

Collapse
 
gikapassuti profile image
Gisele

rainha como sempre né

Collapse
 
gikapassuti profile image
Gisele

Cheguei atrasada mas em tempo de dizer como essa discussão é relavante. Tendo uma pessoa QA ou não no time, é bem importante que a equipe entenda Qualidade como cultura e contribua

Create an Account!

👀 Just want to lurk?

That's fine, you can still create an account and turn on features like 🌚 dark mode.