Fala galera, beleza?
Primeiramente, bem-vindo(a) ao meu blog! Pretendo nesse espaço trazer bastante conteúdo técnico e humildemente poder agregar algo ao conhecimento de vocês. Minha ideia é compartilhar conhecimento através de textos curtos, de forma leve e, quando couber, de forma humorada também! 😀
Este é o primeiro texto, de uma série de curtas que vou lançar falando sobre a DP-900, um dos exames da Microsoft que estou estudando no momento. Então pega um café, se não já pegou 😂, e continue aqui comigo.
A DP-900 é uma certificação básica sobre dados no Azure. Se você tá iniciando nesse mundo e nessa plataforma, é para você mesmo essa certificação. Duas palavras chaves nesse exame são: conceitos básicos e implementação. A ideia é que você esteja apto sobre os fundamentos básicos de dados no Azure e sobre implementações usando os serviços oferecidos por essa cloud.
Tá, mas como está organizado essa prova? Ela está organizada em quatro tópicos principais segundo o site da Microsoft, o primeiro trata sobre os principais conceitos de dados, o segundo tópico é sobre como trabalhar com dados relacionais, o terceiro tópico trata de como trabalhar com dados não relacionais e o último é sobre carga de trabalho de análise no Azure.
Mas uma dúvida que talvez você pode ter ai agora é: o que é abordado em cada tópico? Bom, vou tentar responder, no primeiro é abordado sobre o que é dados, quais são seus formatos, fala também sobre armazenamento de arquivos, processamento de dados transacionais e analíticos, cargas de trabalho no mundo dos dados e explora também os serviços.
No segundo aborda sobre o entendimento sobre dados relacionais, normalização, linguagem SQL, objetos de banco de dados e sobre os serviços que a plataforma do Azure fornece para lidar com os dados relacionais. Já no terceiro é solicitado conhecimentos sobre os dados não relacionais, armazenamento de blobs, arquivos e tabelas do Azure, o Azure DataLake Storage (um serviço da plataforma) e o CosmosDB (um banco de dados NoSQL do Azure).
No quarto e último (quem tá animado não diga ufa 😂) fala sobre data warehouse, pipelines de ingestão de dados, armazenamento de dados analíticos, Azure Synapse Analytics, processamento em lote e fluxo, Azure Stream Analytics, Apache Spark, Azure Data Explorer, modelagem de dados, visualização de dados e Power BI.
Quem já tiver interessado e tiver se perguntando onde se inscrever para fazer a prova, pode acessar o site da Microsoft, nele você encontrará duas opções de inscrição, uma para um modelo presencial e outra para fazer a prova em casa mesmo, e o curso fornecido por eles para poder se preparar. Vocês podem seguir as recomendações desse link para poder efetuar a inscrição.
No próximo post, daremos sequência abordando a primeira parte dessa prova, a parte que fala sobre os principais conceitos básicos de dados de forma um pouco mais aprofundada. Se chegou até aqui, muito obrigado, se não chegou e pulou aqui pro final, tem um segredo no meio do texto, corre pra ver antes que eu edite 😂. Até a próxima moçada!
Top comments (8)
Excelente post Mateus, muito bom. Aguardando o próximo, valeu!
Valeuuu Renan! 😀 O próximo já já sai! Tá em processo de fabricação já!
Ótimo artigo! Parabéns Mateus!
Muito obrigado Alexandre! Tmj! 😀
Muito legal
Mateus! Parabéns garoto!
Opa, valeu Andrezão! Obrigado meu velho! 😀
MARAVILHOSO!! Parabéns Mateus!!
Muito obrigado Marlei! 😀