DEV Community

Cover image for README.md em mais de uma língua
Mariana Corrêa
Mariana Corrêa

Posted on

README.md em mais de uma língua

O inglês é, inegavelmente, a linguagem da tecnologia. Por isso, recomenda-se sempre utilizar essa língua em sites, artigos e documentações, a fim de que seu projeto tenha o maior alcance possível.

Eu, como desenvolvedora em formação, procuro maximizar o alcance dos meus projetos sempre que possível. Isso me trouxe um dilema: o README.md do meu GitHub deve ser em português, minha língua natal e mais acessível à pessoas do meu país, ou desde já deixar em inglês, para permitir o acesso para o mundo todo?

Para resolver esse dilema, decidi pelas duas coisas: por quê não manter uma versão em português e outra em inglês, facilmente intercambiáveis de acordo com a necessidade de quem está acessando meu repositório?

Procurei então por uma solução simples, sem envolver linguagens de programação, e cheguei a esse resultado: a criação de dois README.md, seguindo esses três passos:

  • Criação dos dois README.md’s:

README.md em inglês

Como já possuía a versão em português, apenas criei uma segunda versão, traduzindo para o inglês todo o texto.

  • Definição da versão principal (default):

Dois arquivos README.md com diferentes nomes.

Essa definição foi feita por simples mudança na nomeclatura: a versão de exibição prioritária (que, no meu caso, foi o português) foi deixada como “README.md”, e a segunda versão foi nomeada como “README-en.md”, indicando sua linguagem. Dessa forma, posso adicionar quantas linguagens ou versões diferentes quiser, modificando apenas sua identificação.

  • Criei um link, em cada versão, que direciona a página para a outra versão:

README em português com destaque em link para README em inglês

README em inglês com destaque em link para README em português

Logo no início do texto, abaixo do título, inseri um link clicável que direciona o usuário para a página traduzida. Na página principal, em português, esse texto foi inserido em inglês, e vice-versa, para garantir que o usuário consiga entender e chegar à versão no idioma de sua preferência. Para melhor experiência do usuário, criei um link que levava diretamente ao título da versão em inglês, para tirar o foto das informações desnecessárias da página.

Dessa forma simples, otimizei o alcance do meu perfil de GitHub, sem dificultar o acesso de quem não possui bom entendimento do inglês. Isso pode ser usado não apenas para o perfil do GitHub, mas em todos os repositórios de projetos que possuam uma documentação em Markdown.

Top comments (0)