Recentemente eu comecei a trabalhar com infra e desenvolvimento, e aqui existem dois sistemas que usam databases diferentes. Eu costumava a usar o HeidiSQL, mas como estava com problemas para realizar as conexões, uma amiga me recomendou o DBeaver, que foi paixão a primeira vista.
Mais sobre o DBeaver
O DBeaver é uma ferramenta universal para banco de dados. Isso significa que ele nos dá a possibilidade de manipular vários SGBDs, como Oracle, Postgres, MySQL, e daí em diante. A lista de todos os bancos de dados suportados, está aqui.
Se você curte a IDE Eclipse, saiba que a ferramenta é baseada nela.
Conexões
Nós que trabalhamos com infra, em variadas situações precisamos nos conectar em vários bancos de dados, e isso pode ser um problema. Para nos ajudar com isso, a ferramenta tem um bom gerenciador interno. Além de guardar os dados das suas conexões. Ele também trata de conexões que envolvem túneis SSH.
Visualizar dados e Edição
O DBeaver tem um visualizador simples, porém possui várias coisas úteis, como ordenar os dados direto da tabela, filtrar elementos e exportá-los em pdf, texto, csv e excel. No DBeaver também temos a possibilidade de gerar diagramas automaticamente e depois exportá-los em GIF, PNG, BMP e GraphML.
Não posso deixar de lado, o tão querido modo dark
No DBeaver é possível fazer a escolha de temas, Dark do Mac, Dark do Linux ou apenas o Dark. Para isso, na barra de ferramentas clique em Window > Preferences > Appearance e escolha o tema desejado.
No mais, é isso aí gente. Até a próxima!
Top comments (9)
Adorei o artigo, parabéns!
Comecei a usar o Dbeaver a pouco tempo e não sabia de todas essas funcionalidades. Você pretende escrever mais sobre ele? Acho que seria legal mostrar algumas dessas funcionalidades do visualizador.
Obrigada Matheus, sim, pretendo escrever mais sobre conforme eu for explorando as funcionalidades.
Eu gosto de usar o DBeaver pois fico só com o Eclipse aberto. Não preciso abrir o Management Studio (SQL Server).
Uma coisa que gosto nele é que se você copia uma query como String concatenada no Java e cola no script ele retira as aspas, os "+". Ficando pronto para executar.
Uso o Dbeaver a algum tempo, muito bom!
eu curti demais ele.
Hoje trabalho com uma versão antiga do PostgreSQL! O Pgadmin não abre, já o Dbeaver abri tranquilo!
Eu tentei usar, não gostei.
Ele é legalzinho e que pena nao gostou, mas tem varios SDBGs por ai hehehe
Ficou animal o artigo!
Parabéns, traz também uns artigos sobre querys e sub querys pra gente 💜