DEV Community

Cover image for Ah, esses (irrestíveis) vídeo-tutoriais...
Marcio Policarpo
Marcio Policarpo

Posted on

Ah, esses (irrestíveis) vídeo-tutoriais...

A grande questão por trás de ver vídeos-tutoriais, não só de desenvolvimento de sistemas, é que são hipnotizantes. 😵

É gratificante ver como as coisas vão sendo executadas e finalizadas. Tudo parece tão fácil não é mesmo?!

O pesadelo começa quando o vídeo termina porque ficamos com a sensação de ter perdido algo naqueles poucos minutos de vídeo.

Esse sentimento desconfortável nos impulsiona a buscar mais tutoriais julgando que o anterior não foi muito bem explicado, ou se foi, não era bem o que estávamos procurando.


Mas por que isso acontece?

Antes de responder precisamos entender como o ser humano absorve conhecimento.

Basicamente existem três grupos de pessoas:

  • visuais👀
  • auditivas👂
  • cinestésicas✋

Pessoas consideradas visuais tem boa memória fotográfica e, com facilidade, assimilam conhecimento assistindo vídeos ou visualizando imagens.

Já as auditivas se dão melhor com áudio-livros e podcasts por exemplo.

Enquanto que as cinestésicas precisam tocar e sentir para aprender.

De maneira geral podemos afirmar que o aprendizado se dá através da combinação dessas três capacidades o que, em parte, responde à pergunta "por que sentimos que não estamos aprendendo?".

Falta-nos exercitar o que foi aprendido até formarmos a chamada 'memória muscular'. Esta expressão é mais comum em círculos de atletas de alta performance, cujos intensos e estressantes treinamentos buscam a perfeição de forma que nem precisem 'pensar' para executar movimentos precisos.

Um agravante que dificulta o aprendizado é o grande volume de conteúdo disponível. Além disso, a velocidade com que a tecnologia se transforma nos torna ansiosos por novas ferramentas ou técnicas, vendidas como milagrosas.

Bom, infelizmente ainda não é possível fazer 'download' direto para o cérebro, o que poderia acelerar a assimilação de conhecimento.

Mas enquanto isso não acontece, precisamos fazer uma pausa para refletir sobre o que foi ensinado e, sim meus amigos, exercitar.

Não tenha medo do teclado (às vezes parece que ele quer nos morder, eu sei...rs), nem daquela ferramenta nova ou de uma nova linguagem de programação.

Como disse Thomas Edison: "O sucesso é constituído por 10% de inspiração e 90% de transpiração."


Conclusão

O objetivo deste artigo é chamar a atenção para o fato de que as mudanças estão ocorrendo em velocidades cada vez maiores.

Algumas vezes é preciso 'reduzir a velocidade', refletir, e parar de agir como se estivéssemos o tempo todos instalando programas no 💻:
✅ Accept all
➡️Next...
➡️Next...
➡️Next...
🔚Finish

Até breve.

Top comments (2)

Collapse
 
antoniopinheiro profile image
antoniopinheiro

Ótima reflexão sobre como andamos no "modo automático". rsrs

Collapse
 
tiagohmp profile image
TiagoHMP

Todo dia um indiano diferente no youtube resolvendo meus problemas em programas kkkkkk