DEV Community

Cover image for Robôs humanóides de uso geral?!
Marcio Policarpo
Marcio Policarpo

Posted on

Robôs humanóides de uso geral?!

Em recente artigo publicado por Bill Gates, ele lista algumas startups focadas em desenvolvimento de robôs, nas quais ele acredita estarem no caminho certo.

Robôs já fazem parte do nosso dia a dia, e os primeiros que nos veem à mente são robôs das linhas de montagem de veículos, que são programados para realizarem bem uma única tarefa.

Soldar peças ou pintar a carroceria do veículo que está sendo produzido são apenas dois exemplos de tarefas únicas executadas por robô.

Porém de acordo com o artigo, robôs humanóides que possam ser programados para tarefas mais complexas serão mais úteis.

A Amazon por exemplo, 'adotou' o Digit, um robô programado para movimentar caixas vazias após serem esvaziadas pelos funcionários.

Digit na Amazon

Crédito da imagem: Jason Redmond/AFP via Getty Images


Agility

Com sede em Corvallis, no Óregon, a Agility tem se destacado no desenvolvimento de robôs para atividades que só poderiam ser executadas por seres humanos.

Aindrea Campbell, COO da Agility, comparou a criação da fábrica de robôs às linhas de montagem do início do século XX, quando muitas companhias adotaram esse modelo de produção.

"Permitir que humanos sejam mais humanos" é a visão de futuro imaginada pela Agility, onde criar robôs para o trabalho é permitir que a humanidade prospere.

Além da sede em Corvallis, a Agility Robotics tem escritórios em Palo Alto, no estado da Califórnia, e em Pittsburgh no estado da Pensilvânia.


Tevel

Outra startup citada por Bill Gates é a Tevel.

Fundada em 2017 por Yaniv Maor, o foco da startup é a agricultura, mais especificamente na colheita de frutas, como maçã, pêra e damasco.

Esta tarefa é particularmente desafiadora, pois requer mão de obra qualificada.

Pensando nessa dificuldade a Tevel desenvolveu drones autônomos capazes de fazer a colheita das frutas no tempo certo, evitando desperdícios.

Além do processo de colheita, os drones coletam dados em tempo real da fazenda fornecendo um volume de dados considerável, mas vital para aumentar a eficiência do processo como um todo.

Entre os benefícios apontados pela startup estão:

  • aumento na qualidade da fruta
  • agilidade
  • economia de custos

O artigo completo (em inglês) pode ser lido aqui.

Top comments (0)