DEV Community

loading...

# Quarkus depois do 1.0

luizleite_ profile image Luiz Leite Oliveira ・3 min read

A um tempo escrevi sobre o que era o quarkus nesse post. Pouco tempo depois lançaram a versão 1.0 que uma visão fria fala sobre sair do beta. Depois desse fato muita coisa alterou e vou tentar citar as principais alterações.

Bootstrap para facilitar a inicialização

Indo na mesma direção que start.spring.io o quarkus também criou o seu bootstrap bem facilitado, quase um "next -> next -> finish", para iniciar o seu projeto.
Acessando code.quarkus.io já aparecem algumas opções para adicionar o nome do group, artifato, ferramenta de build Maven ou Gradle(Preview), Versão e package.

Além disso podem ser selecionadas quais extensões o seu projeto, a maioria das extensões já estão descritas em quarkus extensions, caso não tenha a extensão que você está precisando eles tem um tutorial de como criar uma nova aqui.

Imagem mostra tela inicial do bootstrap que o Quarkus fornce isso pode ser encontrado em https://code.quarkus.io/

Versão nova do IDEA 2019.3

O Suporte do IntelliJ IDEA foi uma parte que ajuda pra quem não está acostumado com os quarkus, inicialmente ele vem em forma de TIPS, como mostrado na imagem abaixo
A imagem mostra as tips que são exibidas quando é utilizado algum codigo que não é recomendado para Quarkus
[imagem retirada do site da JetBrains em https://www.jetbrains.com/idea/whatsnew/]

Isso ainda é muito básico, perto do que existe para SpringBoot, mas já é um início e, uma forma de mostrar que eles estão prestando atenção nesses frameworks.

Documentação

Infelizmente, não houve alterações nessa parte, pra mim não é um problema tão grande eu até gosto dos desenhos que eles fazem exemplificando.

A parte que eu não lembro, mas chamou muito minha atenção foi o blog deles. Acessando, você pode ver casos de empresas grandes que estão migrando de uma tecnologia para Quarkus. Um post que chamou muito minha atenção foi o da Vodafone, dentro você vai ver os motivos pelos quais optaram por quarkus e o que eles já tinham em spring boot.

Suporte GraalVM 19.3 delay

Muito bem explicado nesse post, eles optaram ficar na versão do GraalVM 19.2 para corrigir algumas issues foi bem maduro, admitirem os problemas que tiveram e, mostrar a forma de trabalho que eles querem aplicar para resolver esses casos.

Plugin Intellij Quarkus by RedHat

Isso talvez tenha sido um ponto altíssimo que eles fizeram, a própria RedHat lançou um plugin para Intellij Idea. O plugin permite:

  • Criação do projeto com bootstrap dentro do Intellij.
    • application.properties assistente para quarkus-ls (mais informações sobre Language Server aqui
    • Tips para o código.

O grande problema, pra mim do plugin, é que ele não possui uma busca pra facilitar a adição das extensões do quarkus.

Conclusão

O projeto evoluiu bastante e, se torna cada vez mais amigável para desenvolvedores. Pode parecer pouca coisa, mas tips e bootstrap, fazem aumentar muito a velocidade do seu projeto.

Discussion (0)

pic
Editor guide