O assunto de hoje é isso mesmo que você leu no título, sem nenhuma surpresinha ou pegadinha.
Confesso que demorei pra sentar e escrever esse texto, mas é algo que tem permeado minha cabeça desde que resolvi dar muitos passos atrás em JAVA para poder não reprovar em Estrutura de Dados novamente esse semestre.
Quem estava me acompanhando nas lives da twitch, sabe que no fim das férias de meio de ano, eu comecei a fazer um curso básico de JAVA da Loiane Groner justamente porque esse semestre eu decidi me dedicar para encarar Estrutura de Dados, matéria que eu abandonei semestre passado pois não estava conseguindo acompanhar e sei que será importante para a minha vida em desenvolvimento posteriormente.
Achei melhor deixar pra depois, me dedicar e realmente aprender, tanto que acabei comprando até o livro Estrutura de Dados com Javascript - Loiane Groner do tema, mas como a base da disciplina na faculdade é JAVA, me deparei com o seguinte questionamento:
Como eu vou ir bem na disciplina se eu me enrolo muito na sintaxe de JAVA?
Esse foi um dos motivos que me fizeram começar o curso da Loiane de Estrutura de Dados, mas percebi o quanto eu ainda estava extremamente crua com a linguagem e resolvi retroceder pro básico. Deu preguiça, mas agora eu consigo perceber a importância da decisão e decidi compartilhar com vocês.
Eu tive duas experiências anteriores bem ruins com a linguagem, mas em momentos em que eu não tinha maturidade acadêmica para entender formas de estudar sozinha e me deparei com conteúdos bem inadequados ao meu tipo de aprendizado, que me deixaram ainda mais frustrada com as experiências. A frustração não me permitiu seguir em frente, me deixando ainda mais resistente ao aprendizado e com aquele famoso sentimento de ser burra ou incapaz para tal caminhada.
Outra decisão importante foi: não pular os exercícios de lógica. Sim, aqueles exercícios de tabuada, fatorial, etc. que todo mundo vê em algum momento do aprendizado. Resolvi fazer para fixar os termos, os imports para receber dados, as bibliotecas que até então eu só pegava no google e usava sem entender direito. Basicamente, eu escolhi realmente praticar a linguagem desde o nível mais básico antes de avançar, como vocês podem conferir nesse repositório.
leitoraincomum / 100diasJAVA
Repositório criado inicialmente para fazer o curso de Java da @loiane e posteriormente para organizar conteúdos do meu desafio de 100 dias de código com JAVA
Agora depois de um mês de curso, no meu ritmo, entendendo melhor as estruturas de cada função, import, resumindo, mais familiarizada com a linguagem, consegui perceber o quanto é importante a gente saber respeitar os nossos limites de aprendizagem e não se comparar. Sei que dessa vez, eu vou conseguir fazer as coisas da disciplina melhor por entender realmente o que estarei fazendo no uso da linguagem.
Escrevi tudo isso pensando em você que assim como eu, por muitas vezes, se força a aprendizados inadequados ao seu momento, poder perceber que isso não é um passo para trás, mas sim um jeito diferente de andar pra frente, que seria o seu jeito. E nunca deixem de estudar lógica, ela sempre vai ser importante para resolver problemas no seu dia a dia e em novos aprendizados.
Bons estudos.
Top comments (2)
Estava precisando desse texto!
Feliz que o texto tenha te encontrado no momento certo.