DEV Community

Cover image for Porque criar um portfólio já no início dos estudos e porque escolhi o Tumblr para divulgar meus trabalhos e projetos
Ana Paula
Ana Paula

Posted on

Porque criar um portfólio já no início dos estudos e porque escolhi o Tumblr para divulgar meus trabalhos e projetos

Olá cats, tudo bem com vocês? Torço para que sim.

Hoje vamos tratar de um tema um pouco diferente do usual. Não vamos falar de livros, mas falar de um trabalho ou talvez seja melhor chamar de atitude e que pode ajudar e muito no desenvolvimento e também divulgar seus processos de criação e aprendizagem.

Vamos tratar sobre a importância de se criar um portfólio, publicá-lo e talvez o mais importante de tudo, depois claro, da qualidade do material que você está divulgando: A plataforma.

Em um primeiro momento talvez você esteja pensando: "Mas portfólio já? Eu ainda sou tão iniciante..." Sim, e não tem melhor momento para se fazer isso do que no começo de sua aprendizagem. Vamos superar nossos medos e tentar entender o porquê dessa decisão.

Só para criarmos um entendimento geral, portfólio é uma coleção de trabalhos já realizados por um profissional. Muitas organizações também têm seus portfólios separados por departamentos ou unidades de negócios. Existem diversos tipos de portfólios, depende do segmento da empresa e do profissional.

No nosso caso em específico, estamos falando sobre portfólios profissionais, ou seja, o seu e o meu, onde podemos exibir nossos melhores trabalhos a partir de uma curadoria pessoal e com senso crítico responsável.

Para segmentar ainda mais, vou tratar de portfólios para profissionais do design/web design e desenvolvedores web pois são situações da minha realidade. No entanto, o conceito desta redação é ser um texto plural e acredito que atenderá os mais diversos contextos.

Um portfólio pode ser físico ou digital, onde como já falado, você separa os seus maiores trabalhos, tanto em qualidade quanto em importância/relevância profissional e pessoal. Inclusive podem ser projetos criados na faculdade, ou porque não, na escola mesmo. É importante que se compreenda que tudo o que você faz, te traz uma carga de aprendizagem e consequentemente uma evolução, ainda que seus objetivos com o projeto não tenham sido alcançados. O princípio inicial é a aprendizagem em si, e não o sucesso e a perfeição, essa última você atinge com o tempo, e esse é o grande trunfo do portfólio. Com ele será possível acompanhar sua evolução, sua formação de gostos e preferências nas escolhas dos projetos.

Enfim, um portfólio mais do que retratar suas habilidades, também serve para contar sua história, sua formação, inclusive estipular até onde você pode vir a chegar.

Bom, neste momento você ainda pode não estar muito convencida e ainda está pensando: "Mas meus trabalhos atuais são tão iniciantes, ou pior, são tão ruins que posso me "queimar"..." Este pensamento está muito equivocado.

Primeiro que seus trabalhos são iniciantes porque você também é uma iniciante, e não existe nada ruim nisso, muito pelo contrário, que bom que você começou seus projetos!

Tenha orgulho de si! Segundo ponto e entendo que isso pode ser bastante subjetivo para alguns, mas é o que acredito e este texto em especial é totalmente opinativo. Em meu ponto de vista, não existe isso de "trabalho ruim". O que existe e repito, é minha forma de ver o mundo é que seu trabalho ainda não condiz com determinados princípios impostos por determinada linguagem ou público, mas se foi um trabalho que contou com seu esforço e você aplicou seus conhecimentos da melhor forma dentro de suas possibilidades naquele momento, não consigo considerar um trabalho ruim. É um pouco diferente de código, onde acaba existindo um conceito "booleano" de certo ou errado. Seu código funciona ou não funciona.

Se ele funciona ainda sim, pode apresentar pontos a serem contestados, como mal uso da sintaxe, problemas com indentação e como você faz as anotações, mas de novo, para estes pontos em específico aí vale o conceito que para mim é subjetivo de ser ruim ou não. Se você fez com responsabilidade e dentro de suas possibilidades, não vejo porque seria um trabalho ruim, ele apenas revelou algumas de suas limitações e todos nós temos limitações.

A forma como você expressa sua codificação também revela um pouco sobre sua personalidade e não entendo isso como algo ruim, mas como uma oportunidade de te conhecer melhor.

Aí vem outro ponto que acho muito importante que é a periodicidade que você deverá atualizar seu portfólio. A atualização deve ser constante, não precisa ser exatamente imediata, mas tem que demonstrar que você não parou seus estudos, não parou de tentar se aprimorar, e isso para um portfólio é muito legal! Ver sua própria evolução ao longo do tempo... Isso é mais do que promover uma exibição pública, mas também vai alimentar positivamente sua autoestima, e vai te estimular a sempre tentar cada vez mais buscar uma evolução no seu ofício.

Dada as devidas explicações na defesa do meu ponto de vista, chegou a hora de pensarmos: "Onde postar nosso portfólio"? Felizmente a internet (e vou me concentrar apenas na publicação digital), está recheada de plataformas onde podemos publicar nossos trabalhos. Conheço algumas delas, mas não todas e vou sugerir aqui as mais populares para que você mesma possa fazer sua pesquisa e escolha. Mas por favor, não se prenda ao material que exibo aqui.

Existem diversos sites onde você pode exibir seus projetos. Escolha o que te atende melhor. E lembre-se, se não gostou ou não foi o que você pensava, é só trocar de plataforma. Sites vem e vão, não se apegue tanto a eles.

Sugestões de onde você pode publicar seus portfólios:
Behance: https://www.behance.net/
Adobe Portfólio: https://portfolio.adobe.com/ (Deve-se ter conta na Adobe Clound)
Dribbble: https://dribbble.com/
DeviantArt: https://www.deviantart.com/
Tumblr: https://www.tumblr.com/dashboard
GitHub Pages: https://pages.github.com/

Atenção que algumas dessas plataformas são pagas, outras aceitam novos membros apenas com convite, mas todas são excelentes locais para você divulgar seus trabalhos ou quem sabe, se te faz sentir mais segura, um local que pode servir de repositório online de seus projetos. Talvez encarando assim você não fique com a sensação pesada de que está competindo profissionalmente com as mais diversas pessoas e talentos do mundo todo.

Nesse mar de possibilidades e escolhas, qual plataforma eu uso e porque? Bom, eu escolhi provavelmente a menos popular e todas, pelo menos nas pesquisas que eu fiz, mas mesmo não ser a preferida de todos cai como uma luva para meus projetos e minha personalidade. Atualmente eu uso o Tumblr!

Tumblr basicamente é uma mistura de blog com rede social, aliás, sua interface é muito semelhante ao Twitter, mas sem as limitações de caracteres. O tumblr prioriza muito imagens, tanto estáticas como gif's e vídeos. Além disso, toda postagem que você faz, é enviada para o seu blog que é desenvolvido de forma automática assim que você cria sua conta. Mas claro, você pode e DEVE personalizar seu blog, existem templates a venda, gratuitos e você também pode montar o layout do zero a partir dos seus conhecimentos em design web e front-end. Inclusive é possível criar e vender seus templates por lá mesmo.

Eu escolhi um template pronto mas fiz algumas personalizações para atender e refletir meu gosto pessoal e estou bem satisfeita com o resultado.

Como ponto negativo, o Tumblr não é exatamente o site dos mais famosos e meu blog não aparece tão fácil para os buscadores. Mas ainda sim ele me atende bem no que preciso, sem me atrapalhar, me distrair ou se sobrepor aos meus objetivos em si.

Vou colocando meus projetos por lá, e vai se formatando uma linha do tempo de minha trajetória e é isso que pretendo destacar em meus portfólios, minha evolução e capacidade de readequação.

Mas e se você não é designer mas programadora? Bom, aí eu recomendo uma plataforma que muito provavelmente você já conhece que é o GitHub. Lá o foco é exibir seus projetos em código e não conceitos de projetos visuais, ainda que seja possível personalizar o seu GitHub com limitações, mas eu adoro!

Você até pode construir um site estático completo e de forma gratuita por lá, esse inclusive era meu plano inicial, mas não consegui pegar o jeito da plataforma... Ainda estou estudando sobre ela, mas quem sabe um dia não volto aqui para fazer um review de minha experiência com o GitHub Pages. Acho que seria bem válido.

Então é isso cats! Não tenha vergonha de seus estudos e projetos. Acredite, você pode sim ter um portfólio ou fazer um repositório de seus estudos "medíocre", mas muita gente pode ver o seu material e se inspirar em seu esforço e assim vamos todos crescendo juntes. E tem coisa mais legal que isso? Acho que não!

Gostou do texto? Encontrou algum erro? Por favor, me avise para que eu possa melhorar!
Dúvidas, críticas, sugestões ou se apenas quiser conversar comigo é só me escrever uma mensagem logo abaixo.

Para conhecer um pouco mais sobre mim e meus trabalhos e só me visitar nas redes sociais. Estou no:
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC_FevagamC61mGB80uvh4lQ
Twitter: https://twitter.com/karenina_arch
Instagram: https://www.instagram.com/karenina_arch/
E se quiser ver meu portfólio: https://kareninarch.tumblr.com/

Te vejo no futuro!

Top comments (4)

Collapse
 
lissatransborda profile image
Lissa Ferreira

Parabéns pelo artigo Karenina! Muito importante esse questão de portifólio para inciantes, e como criar esse portifólio. Parabéns ♥️♥️♥️

Collapse
 
karenina_arch profile image
Ana Paula

Muito obrigada querida Lissa!!
Ia te chamar para escrever este texto junto comigo mas fiquei com vergonha rsrsrs.
Mais uma vez, muito obrigada!

Collapse
 
lissatransborda profile image
Lissa Ferreira

Que isso anaaaaaa

Quando quiser pode me chamar pra produzir conteúdo com você, não precisa ter vergonha não! ♥️

Thread Thread
 
karenina_arch profile image
Ana Paula

Vc é uma grande inspiração. Muito obrigada!