Olá, cats! Tudo bem? Espero que estejam em segurança.
Hoje vamos falar sobre um livro que peguei na biblioteca da minha escola, “Fundamentos do Design Digital” de Javier Royo. Lançado pela editora Rosari, a obra tem 169 páginas e tem o objetivo de apresentar, assim como já está implícito em seu nome, os princípios do design digital.
Porém, Javier Royo, que é designer, ilustrador e cartunista, vai além do mundo digital, compartilhando com seus leitores toda a base da comunicação visual humana, sua evolução, peso social, cultural e político.
No primeiro episódio, por exemplo, o autor propõe um debate em tom filosófico sobre o papel da construção visual, suas funcionalidades e importância. Além disso, nos provoca ao declarar que não exatamente enxergamos o mundo de um modo natural ou “cru”, mas sim, a partir de uma construção imaginativa que fazemos dele.
Com esta construção de nossa realidade, começamos assim a montar um novo universo semelhante e sedutor como este em que vivemos fisicamente, é criado assim o mundo ou espaço virtual que simula a realidade, mas também apresenta signos próprios para que possamos compreender melhor esta nova realidade.
Sendo assim, para nos ajudar na leitura e compreensão deste universo recém criado, se faz necessário o uso de ferramentas ou recursos que nos ajudam a compreender melhor este mundo do qual vivemos a tanto tempo.
É aí que entra o papel do design gráfico e tudo que acumulamos ao longo de nossa história a respeito da comunicação visual. Mas Javier Royo vai além e critica essa emulação pura e simples. Para o autor, o mundo virtual é um universo à parte e único e por isso, uma simples transferência do que temos na realidade para o virtual não é o suficiente para a construção e compreensão dessa nova realidade.
Segundo o autor, é necessário sim usarmos as bases de comunicação que dispomos, mas, é fundamental entender as particularidades e demandas do mundo digital e por isso, desenvolver novos tipos de comunicação que dê o devido suporte a esta nova plataforma.
Mas o livro não se sustenta apenas de críticas, longe disso. Javier Royo propõe de modo acessível novas formas de se tratar da comunicação visual e do design para nos comunicarmos virtualmente, mais do que isso, sugere novos pontos de vista e inspira a partir da leitura da obra a se refletir em como desenvolver e realmente adaptar nossos conhecimentos em comunicação para plataformas digitais e não apenas copiar e colar o que já se existe.
Já da metade para o final do livro, o autor busca mostrar os princípios e avanços que já realizamos no mundo do design digital, o que já temos estabelecidos e bem fundamentados na linguagem digital, inclusive, por já se encontrarem bem estabelecidos, acaba sendo desafiador a talvez desnecessariamente imprudente tentar mudar, mas nunca o autor impõe limites, é papel nosso, de designers, desenvolvedores web e ux/ui designers repensarmos sobre qual mundo virtual queremos ajudar a construir, talvez sem os mesmos erros e egoísmos que temos e já conhecemos bem no mundo real.
Portanto, recomendo muito a leitura da obra “Fundamentos do Design Digital”. Tanto para web designers, mas também para programadores e para todos que tenham interesse em contribuir para um ambiente virtual mais eficiente, democrático, acolhedor e funcional.
Temos aproximadamente 350 mil anos de experiência neste planeta, podemos sim fazer um mundo melhor, inclusive, um mundo digital.
E é isso! Te vejo no futuro. Até lá!
Top comments (0)