DEV Community

Jhony Walker
Jhony Walker

Posted on

NFT - Criando e disponibilizando para o mundo

NFT imagens

Os NFTs estão cada vez mais ganhando força por conta da web 3.0 e pelo fato de trazer melhores benefícios (em forma de lucros) para artistas focados em artes digitais, vídeos, músicas, metaverso e entre outras coisas. Dessa forma infinitas possibilidades o mercado, então vamos fazer uma hoje...

Antes de tudo vamos contextualizar: NFT é a sigla para o termo non fungible token, ou “token não fungível”. Eles são tokens, ou seja, códigos numéricos com registro de transferência digital que garantem autenticidade aos seus donos. Na prática, eles funcionam como itens colecionáveis, que não podem ser reproduzidos, mas sim transferidos.

Para isso vamos criar apenas uma imagem (você pode fazer da forma que quiser até sendo feita no Paint) então vamos começar

Configurando as ferramentas

Primeiro de tudo neste tutorial vamos vender uma NFT feita com o contrato em Etherum e para isso você precisa de frações de Etherum ou até um inteiro (isso mesmo você precisa gastar para ganhar) em sua carteira de criptomoedas. Para isso você pode negociar frações utilizando uma exchange de criptomoedas (que funciona como se fosse uma corretora como a XP, Rico, Easyvest, etc.. Porém, focada somente em criptomoedas e tokens) as que eu particularmente indico são:

  • Binance - Uma das mais famosas e tem mais peso no mercado das criptomoedas e com as menores taxas, porém sua plataforma é um pouco confusa (acessando pelo desktop) já o app tem uma melhor experiência.. Sugiro que veja alguns tutoriais sobre a utilização da mesma

  • Coinbase - Uma das únicas exchange que possui vínculo com a plataforma que vamos utilizar, para utilizar ela é bem tranquilo possui também uma interface amigável ao usuário.

  • Mercado Bitcoin - Eu utilizo essa exchange vejo que é a mais tranquila de se utilizar, porém, suas taxas são muito altas, por exemplo, para enviar criptomoedas (o que será necessário para criar a NFT), por exemplo para enviar uma quantia de Etherum, o Mercado Bitcoin cobra 0,0100 ETH, ou seja 230,75 BRL (na cotação atual desse artigo que é 26-12-2021 -as 22:34:40)

Taxa Mercado Bitcoin

Acho muito caro, mas como escolhi ela então tem que arcar com o valor, se você quiser pode escolher ela, mas esteja ciente das taxas então sugiro que pesquise para ter uma lista de quais pode escolher, basta clicar aqui. Pronto após escolhido sua exchange vamos ao site onde vamos hospedar nosso NFT, e para isso eu escolhi um dos marketplaces mais famosos (tanto que o senhor BoredApe está presente nessa plataforma, você deve conhecer ele pelas artes dos famosos macacos)....

Bored

Como pode ter visto clicando no link onde mencionei o Bored o marketplace que vamos utilizar é o Rarible e para isso precisaremos criar uma conta e vincular uma carteira de criptomoedas a ela (não tem suporte aos exchanges Mercado Bitcoin nem e/ou Binance) posteriormente, mas vamos com calma! Após cadastrar na plataforma você pode escolher fazer uma única arte ou uma coleção.

Rarible make

Após ter escolhido o seu tipo do seu colecionável agora vamos fazer o upload, como pode ver na captura de tela que possível a partir dos seguintes formatos: PNG, GIF, WEBP, MP4 e MP3. Mas nesse breve tutorial vamos fazer em PNG e para isso selecionamos o arquivo (iriei selecionar um exemplo simples e após o tutorial irei remove-lo)

Upload da imagem

Bom agora temos a próxima etapa que é definir se seu colecionável terá um preço fixo, um valor definido por leilão cronometrado ou um leilão sem tempo de expiração fica no seu critério. No nosso caso irei colocar um preço fixo mesmo, e posteriormente temos o campo onde iremos informar o valor e a moeda corrente que será vendido:

Moeda

Eu recomendo utilizar o ETH, mas você é livre para selecionar outras moedas da lista. Descendo a página, temos a opção de selecionar a coleção (que neste caso vamos deixar a RARI), escrever o nome do título, a descrição (sendo opcional)

Outras definições

Descendo mais um pouquinho temos a opção de informar os royalties (vamos deixar 10%) e as propriedades (algo opcional que se refere ao tamanho do arquivo)

Create

Preenchido as informações agora é só pressionar o botão Create Item.

Mexendo na carteira

Pronto, agora vem um passo importante temos que vincular uma carteira no Rarible é nela que receberemos o valor de nossas vendas e pagaremos a taxa para criar um NFT para isso usaremos o Metamask baixe o app do mesmo em seu smartfone e cadastre-se, para usar no navegador do Desktop baixe a extensão e se autentique. Uma ótima opção é utilizar a Exchange Coinbase para se cadastrar onde o Rarible possui possibilidade de vínculo com ela

Wallet

Após clicar na carteira que escolhemos será aberto uma guia para confirmar o vínculo com o Rarible. Como no nosso caso estamos utilizando o Metamask será aberto um pop-up solicitando meu login na minha conta e posteriormente a confirmação de vínculo com o Rarible

Raribles

Será apresentado os termos e se você concordar, basta aceita-los

Termos

Agora será apresentado na tela de nosso rascunho do colecionável a opção de continuar com a criação do mesmo

Create

Lembra que falei que teria que gastar para criar um NFT? pois, é agora o momento.. Se você tiver uma fração suficiente de Etherum para criar o NFT você pode transferir para sua carteira ou usar vinculado ao Rarible no nosso caso, como não temos o valor suficiente teremos que transferir alguns Etheruns para nossa carteira do Metamask, pois não temos o valor suficiente para a taxa de 0.003822 ETH que seria 88,38 BRL (na cotação atual desse artigo que é 26-12-2021 -as 22:34:40)

Vich

Logo após será necessário confirmar o valor definido para disponibilizar no mercado

Price

Parabéns seu NFT foi disponibilizado no Rarible, agora só acompanhar a venda do mesmo! Lembrando que você pode baixar o app do Rarible para acompanhar a venda na palma de sua mão.

LEMBRE-SE é importante que tenha o valor da taxa cobrada para disponibilizar seu NFT, é difícil falar um valor exato para as taxas visto que vai depender o valor do seu NFT

Fontes onde pesquisei esse conteúdo:

Discussion (0)