DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Jhony Walker
Jhony Walker

Posted on

Hacks do Github - Licenças

Licenças

O Github é cheio de funcionalidades e o mais utilizado isso vocês já sabem e vamos continuar a série de "hacks" da plataforma que vão otimizar e melhorar sua experiência.

⚠️ Importante: Os prints que serão exibidos para exemplificar podem estar diferentes da interface do seu GitHub, por que sou muito adepto a extensões que melhoram a usabilidade e que ajudam no meu dia a dia. Partindo desse ponto peço que dê uma olhada nesse artigo antes.

No mundo do software, o que define como aquele software será distribuído, se o software será pago, se outras pessoas poderão distribuí-lo sem problemas, ou terão que pagar por isso, Ou ainda podem distribuir o software, mas terão que citar o autor são as famosas Licenças. Mas nesse post não vou entrar em muitos detalhes sobre as licenças (farei um post somente dedicados a elas posteriormente). Hoje falaremos sobre como o Github nos ajuda com elas.

Aprofundando nas licenças

Quando colocamos nosso código na internet, ele fica disponível para milhões de pessoas o aproveitarem como bem entenderem. Algumas irão utilizar seu código, citando que você é o autor, outras simplesmente irão copiá-lo, como se fossem os próprios autores. O que te “garante” algo é a licença que você disponibiliza junto com seu código e existem vários tipos delas sendo algumas das mais utilizadas conhecidas: MIT, GPL, LGPL, BSD.

Mas o que o Github tem a ver com isso? Quando você cria um novo repositório, o Github te dá a opção de adicionar uma licença:

License

Mas caso tenha um projeto, e não tenho uma licença ainda podemos escolher a opção de criar o arquivo de licença através do link +, mostrado abaixo:

License

Então será apresentado a tela para criar um novo arquivo:

Novo arquivo

Coloque o nome do arquivo como LICENSE, e veja a mágica acontecer. Agora basta escolher uma licença, e salvar ao fazer isso, já fica registrado um novo commit com a alteração, mas claro não se esqueça da conveção dos commits semânticos para ficar bem organizado.

Fontes onde pesquisei esse conteúdo:

Top comments (0)

🌚 Friends don't let friends browse without dark mode.

Sorry, it's true.