Ei, frontend. Se alguém te pedir para fazer um site simples com HTML, CSS e JS e para isso te oferecesse uma Instância (VM) e um domínio. Você conseguiria fazer isso?. Ou apenas colocar seu site no ar usando o domínio passado, você acha que isso faz parte da sua competência?
É muito comum ver vagas que pedem Frameworks, conhecimento em metodologias, e provavelmente nesses locais você não irá fazer nada a mais que interfaces gráficas mesmo, pois foi o que você foi contratado a fazer. Mas você não acha que chega o momento de abrir um pouco seus horizontes?
Vamos supor, você sabe das mais atuais tecnologias de front end, como Angular e React, sabe Type Guards e Generic tyṕes do Typescript como ninguém, especializado em SEO, com integração com mil e uma coisas, e chega uma pessoa e te fala:
Gostaria de uma Landing Page e que você comprasse um domínio para mim, e que essa landing page captasse leads para meu RDstation.
Uma landing page simples, com um único botão, o que falta para você conseguir pegar esse bico?
- Um backend? Não utilizaremos nenhuma api ou banco aqui
- Um devops? Por favor, nem testes vai ter nessa SPA
- Um especialista em cloud ? Pulando a cronologia deste artigo, eu já afirmo que um github pages faz 50% do trabalho
VOCÊ, FRONTEND, È CAPAZ DE FAZER ISSO.
Este texto não pretende ser acusatório, e sim gerar uma reflexão sobre as portas que são fechadas por você, frontend, não horizontar seus conhecimento um pouco.
Paulo SIqueira, CEO da ALURA, tem diversos vídeos sobre este conceito, apelidado de Dev em T, que debate o debate interno do Dev de horizontar e verficalizar seu conhecimento, e eu acredito que esse debate constane é sempre necessário
“Não deixe seus conhecimentos limitarem a sua criatividade”
Você concorda com essa frase?
Top comments (0)